VEÍCULOS

População de Rio Largo é beneficiada com ampliação do transporte intermunicipal

Por Addison Couto/Ascom Arsal Publicado em 26/09/2025 às 10:41
Solenidade do anúncio e assinatura para reduzir drasticamente questões relacionadas à superlotação e melhoria do transporte intermunicipal em Rio Largo Addison Couto/ Ascom Arsal

A população de Rio Largo, cidade da região metropolitana da capital, será beneficiada com a ampliação na oferta do transporte intermunicipal. Com cerca de 13,5 mil passageiros circulando diariamente, os moradores da cidade passam a contar com o reforço no número de veículos que integram o sistema convencional.

Ao todo, o sistema contará com mais 8 veículos, totalizando 180 viagens/dia, além da disponibilização de dois veículos extras para utilização em casos de demanda extrema, garantindo maior flexibilidade e conforto para os usuários. Com o reforço no transporte intermunicipal, a população de mais de 93 mil habitantes será diretamente beneficiada.

O objetivo do novo modelo é reduzir drasticamente questões relacionadas à superlotação, tempo de espera, fluxo de passageiros e, assim, oferecer um transporte com mais segurança e qualidade à população que se desloca diariamente para a capital alagoana. A iniciativa do governo do Estado, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos, autoriza diretamente o aumento da frota de veículos, uma reivindicação antiga de quem reside em Rio Largo.

A população passa a contar com as linhas 001 Circular Cruzeiro do Sul, 002 Antônio Lins/Via Aeroporto, 003 Jarbas Oiticica e 004 Rio Largo/Mata do Rolo. Também será ofertada a opção de embarque em Rio Largo e desembarque no Terminal do Eustáquio Gomes, no bairro Cidade Universitária, onde a população terá a opção de utilização do transporte urbano da capital.

A expectativa é de que o tempo de espera pelo transporte seja reduzido para cerca de 15 minutos nos horários de maior fluxo. A autorização integra o compromisso do Governo do Estado e da Arsal em garantir mobilidade urbana com dignidade, segurança e economia, além de reforçar a importância de Rio Largo no contexto metropolitano.


O investimento em transporte público também tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social, ao facilitar a integração entre municípios e aproximar oportunidades para a população.