UFAL

Programa de excelência em exatas abre seleção para estudantes do ensino médio

Novo Ensino Suplementar oferece 100 vagas; inscrições estão abertas até 25 de novembro

Por Ryan Charles - estudante de jornalismo (Ascom Ufal) Publicado em 30/09/2025 às 08:25

Estudantes do ensino médio que desejam aprimorar suas habilidades em matemática, programação e áreas afins já podem se inscrever para a turma 2026.1 do Novo Ensino Suplementar (NES), iniciativa vinculada ao Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O processo seletivo segue aberto até 25 de novembro, com inscrições feitas por meio de formulário digital.

Em seu quarto ano de atividades, o projeto oferece uma oportunidade única de desenvolvimento intelectual e pessoal. Ao longo do curso, os participantes terão contato com profissionais de diversas regiões do país e vivenciarão uma rotina de estudos em áreas das ciências exatas. As aulas acontecem, preferencialmente, de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h20. Os encontros do curso são no campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió.

Para quem não reside na capital alagoana, há a possibilidade de participação on-line e em tempo real. Vale ressaltar que se o estudante for de Maceió e arredores, a participação presencial será obrigatória. “Atualmente, o NES conta com alunos de 15 estados brasileiros. Também oferecemos ajuda de custo para que todos possam acompanhar o curso e se desenvolver assim como os demais”, explica o coordenador da ação, professor Krerley Oliveira.

Processo de seleção

O processo de seleção é composto por quatro etapas. Primeiro, a equipe do programa realiza uma análise curricular a partir das informações enviadas no cadastro. Em seguida, os candidatos fazem uma prova de matemática e raciocínio lógico, que avalia a capacidade de aplicar conceitos em situações complexas e resolver problemas desafiadores. Os aprovados nas etapas anteriores seguirão para uma entrevista individual com membros da equipe do NES, que visa avaliar a dedicação, a motivação e a compatibilidade com o ambiente de estudos do projeto. Por fim, os estudantes participarão de um curso de verão ofertado pelo programa.

Requisitos para a participação

Ao todo, são 100 vagas disponíveis. Para os interessados, o coordenador explica que o curso é acessível para estudantes com interesse prévio em matemática, mas também há alguns requisitos para participar da ação. “O principal é estar cursando, em 2026, o primeiro ano do ensino médio ou, excepcionalmente, o nono ano do ensino fundamental ou o segundo ano do Ensino Médio. Além de apresentar bom desempenho curricular de participações em olimpíadas de conhecimento, especialmente, as olimpíadas das áreas de exatas ou na prova de conhecimentos”, destacou o coordenador.

É preciso, ainda, entregar uma declaração de concordância da escola sobre a participação do candidato. “Na dúvida, se inscrevam. Os estudantes não perdem nada participando desta ação. É um espaço que, além de conhecimento, fornece identificação e incentivo para os participantes que têm o objetivo de crescer. Temos mais de 30 alunos que estão presentes nas principais universidades do país e se destacando também em outras grandes instituições”, reforça Oliveira.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 6 de fevereiro de 2026 e as aulas terão início em março.

Mais detalhes sobre as etapas do processo seletivo podem ser conferidas no edital de seleção disponível aqui ou no site oficial do NES.