TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Em parceria com a Secti, Maceió recebe o Nasa Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo

Por Bruna Tojal / Ascom Secti Publicado em 30/09/2025 às 15:46
Após seis anos, Maceió recebe o maior hackathon do mundo, reunindo talentos locais para desafios da Nasa Divulgação

O Nasa Space Apps Challenge, considerado o maior hackathon do mundo, é uma iniciativa global que reúne milhares de pessoas em mais de 150 países para desenvolver soluções criativas para desafios reais da Terra e do espaço, propostos por especialistas da Nasa. Em Maceió, o evento acontece nos dias 04 e 05 de outubro, no Centro de Inovação do Jaraguá, com o objetivo de proporcionar uma experiência transformadora de colaboração internacional, criatividade e inovação tecnológica.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://www.spaceappschallenge.org/2025/local-events/maceio/.

 

A edição acontece fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o Vertex e o Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal (Liinc).

 

Iniciativa de Jean Paul Neumann, líder local do Nasa Space Apps Challenge, o hackathon conta com 18 desafios elaborados pela Nasa, além de um desafio aberto que pode ser proposto pelos próprios participantes, abrangendo desde questões ambientais terrestres até exploração espacial. 

 

“Todos podem participar, makers, desenvolvedores, designers, contadores de histórias, empreendedores e engenheiros. Não importa a formação ou nível de experiência. Em Maceió, serão 30 equipes, com 4 a 6 integrantes em cada, mas as inscrições são individuais” explicou Jean Paul Neumann.

 

Os desafios já estão disponíveis no site oficial, pelo link: spaceappschallenge.org/2025/challenges, permitindo que as equipes escolham problemas alinhados aos seus interesses e competências técnicas. 

 

No hackathon, ao longo 48h, as equipes contarão com o apoio de mentores especializados, infraestrutura tecnológica e todo o suporte necessário para transformar ideias em protótipos. Os projetos serão avaliados por uma banca local e os melhores poderão concorrer ao reconhecimento internacional da Nasa, que seleciona 10 vencedores em todo o mundo.

 

Para o coordenador geral do Liinc, Hérmani Magalhães, o retorno do evento à capital alagoana representa uma oportunidade de mostrar a força do ecossistema local de inovação.

 

“A metodologia do Nasa Space Apps Challenge se assemelha muito com a já utilizada pelo Liinc, nos eventos do Circuito Alagoano de Inovação, nos últimos dois anos. Então, o retorno após seis anos desse desafio, deve encontrar um público ainda mais maduro e preparado para mostrar que o talento local pode competir globalmente e contribuir para resolver desafios que impactam toda a humanidade", destacou Hérmani. 

 

A programação contará ainda com talks, oficinas, mentorias e dinâmicas coletivas, reunindo especialistas, estudantes e profissionais de diferentes áreas, além de oportunidades de networking e troca de experiências. 

 

Além disso, para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, sediar um evento global em Maceió destaca o talento alagoano em âmbito internacional.

 

“Trazer o Nasa Space Apps Challenge para Alagoas é inspirador para todos que acreditam no potencial do nosso Estado. É a chance de mostrar que nossos estudantes, pesquisadores e empreendedores podem competir globalmente e contribuir para resolver desafios que impactam toda a humanidade”, frisou o secretário.