UFAL

Centro de Educação promove formação para profissionais de apoio escolar

Encontros formativos são gratuitos e serão realizados nos dias 7, 14, 21 e 24 de outubro

Por Ryan Charles – estudante de jornalismo (Ascom Ufal) Publicado em 03/10/2025 às 12:56

O Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para a Capacitação Profissional de Apoio Escolar (PAE). Os encontros formativos acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 24 de outubro, no Campus A.C. Simões, em Maceió. A ação é integrada e ocorre nos três turnos, permitindo que o público se inscreva e participe das atividades pela manhã, tarde ou noite, mediante preenchimento dos formulários online disponíveis para cada período.

Em todos os turnos, a ação contará com a participação de profissionais especialistas na área por meio de palestras, mesas-redondas e discussões acerca da temática. A oferta da capacitação surgiu a partir de demandas dos estudantes de Pedagogia, que relataram a necessidade de uma formação mais estruturada para os profissionais de apoio escolar.

A atividade formativa integra a disciplina Atividade Curricular de Extensão (ACE 5), ministrada pelas professoras Deise Francisco, Leila Carla Quaresma e Ana Maria Verri. Conforme explica a docente Leila, o evento nasce a partir de um diálogo entre as três professoras, tendo em vista que a disciplina tem um caráter extensivo, que articula universidade e sociedade. “Discutimos a possibilidade de unificarmos o evento para fortalecer sua consolidação e ampliar o impacto, tanto dentro da universidade quanto na sociedade, especificamente, no campo educacional”, explicou.

A professora Deise Francisco destaca que o objetivo do evento é preencher uma lacuna por meio de ações de capacitação para essa área específica. “Neste semestre, sentimos uma grande demanda acompanhando nossos alunos que já estão atuando no apoio a crianças com deficiência nas escolas. Faltava, então, uma formação mais específica e sensível para lidar com essas crianças, articulando o trabalho com professores, atendimento educacional especializado, pais e cuidadores” contou a docente.

Para a professora Ana Maria Verri, além das atividades em si, todo o processo de construção do projeto já é formativo. “O projeto todo foi construído pelos alunos, com nossa colaboração: desde a escolha de materiais, infraestrutura, parte cultural e até a coordenação das atividades. Isso já é, em si, formativo. E o conteúdo também dialoga com as necessidades profissionais dos estudantes e de quem já atua na área. É um momento muito rico de formação”, concluiu a docente.

A programação completa, que foi dividida por turno, pode ser conferida nas redes sociais oficiais dos projetos: @capacitacaodopae para o turno da manhã; @apoioquetransform, tarde; e @_capacita.ae, noite.

Galeria de fotos