Ufal ganha Selo ODS EDU com 27 projetos certificados pelo Instituto Selo Social
As iniciativas premiadas contribuem com o desenvolvimento sustentável em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos
Em mais uma campanha vitoriosa, pelo segundo ano consecutivo, a Ufal receberá o Selo Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Educação (ODS EDU), do Instituto Selo Social, como forma de reconhecimento por seu comprometimento com a Agenda 2030 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A certificação veio a partir da aprovação de 27 iniciativas de pesquisadores, docentes e técnicos, de diferentes campi, unidades acadêmicas e órgãos de apoio.
“Estamos fechando 2025 com essa notícia extremamente motivadora. Juntos, elevaremos cada vez mais a nossa instituição, mostrando à sociedade todo o trabalho que vem sendo feito. O selo só ratifica o trabalho sério e comprometido que a Universidade Federal de Alagoas vem desenvolvendo no Estado, seja para a população vulnerabilizada, seja na economia, no desenvolvimento da educação, na pesquisa de ponta, seja para o povo. É isso que é importante”, comemorou a vice-reitora Eliane Cavalcanti.
A Ufal iniciou a campanha em abril de 2025, preparando a comunidade acadêmica com a divulgação no portal oficial e nas redes sociais e realizando visitas nos diferentes campi. A equipe responsável inscreveu e treinou os interessados em cadastrar iniciativas, promoveu eventos focados na sustentabilidade, e fez o acompanhamento sistemático de todas as iniciativas durante o processo. Após cumprimento de diferentes etapas e exigências, 27 iniciativas foram aprovadas, o que significa um aumento de quase 100% em relação à campanha de 2024.
“Trata-se verdadeiramente de uma vitória da instituição como um todo que tem mostrado compromisso com a sustentabilidade em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos nos diferentes eixos do seu fazer – ensino, pesquisa e inovação, extensão e cultura e governança”, destacou a coordenadora da campanha ODS EDU 2025 na Ufal, Juliene Barros.
Dentre as iniciativas, são destacadas ações que tocam em diversos ODS, a exemplo dos voltados para a água, o solo, o trabalho decente, a erradicação da fome e da pobreza, a saúde, o clima, a igualdade de gênero, a melhoria das leis e das instituições, a inclusão e outras temáticas que a Ufal se dedica em seu fazer diário.
A coordenadora também ressalta as diferentes comunidades e territórios abordados pelas iniciativas aprovadas, como as populações indígena, negra e carcerária, dentre outros grupos sociais e nichos encampados pelas óticas dos agentes de educação. Projetos, ações, eventos de ensino, pesquisa e extensão dão corpo ao panorama contemplado na certificação. A novidade deste ano foram as ações de governança premiadas em nível nacional, como a autonomia da água da Ufal, o tratamento do esgotamento sanitário e a contratação de MEIs para pequenos serviços.
“Isso mostra uma gestão comprometida com a sustentabilidade em todas as suas dimensões e em todas as áreas do seu fazer. O selo ODS Educação é um referendo importantíssimo por meio do qual se afere e leva a público a excelência da Ufal no que se refere ao compromisso com a sustentabilidade planetária e com o cuidado com um mundo que seja melhor para todos e todas”, finalizou Juliene.