GESTÃO PÚBLICA

CGE destaca importância do controle interno em painel na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos

Controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, reforça papel do controle interno para eficiência e impessoalidade na gestão pública durante evento promovido pela AMA.

Por Ascom CGE Publicado em 27/01/2026 às 11:34
Controladora-geral do Estado participa de painel sobre controle interno na Feira dos Municípios Alagoanos. Ascom CGE

A controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, compartilhou experiências e reflexões sobre sua atuação junto aos órgãos de controle externo durante o painel “Desafios do Controle Interno a partir da atuação dos Tribunais de Contas”, realizado no último dia 20, na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos.

O debate contou ainda com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Rodrigo Cavalcante; da controladora-geral de Marechal Deodoro, Larissa Helena Correia; e do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Gustavo Henrique Albuquerque.

A participação da Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi fundamental para fortalecer o diálogo sobre o controle interno como ferramenta de apoio à gestão pública, destacando sua integração com órgãos de fiscalização externa, como o TCE e o MPC.

“Muitas vezes, gestores e servidores enxergam certos processos e procedimentos como burocracias desnecessárias, acreditando que existem apenas por exigência legal ou dos órgãos de controle, sem compreender o real propósito. O diálogo é fundamental para mostrar que esses mecanismos existem para garantir que o recurso público seja aplicado corretamente, assegurando impessoalidade e eficiência”, afirmou Sâmara Suruagy.

Feira dos Municípios Alagoanos

Organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com apoio do Governo do Estado e do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac), a feira tem como objetivo apresentar exemplos de inovação na gestão pública, valorizar a cultura alagoana e fomentar oportunidades de negócios.

Com 140 estandes, o evento reuniu o melhor do artesanato, turismo, gastronomia e iniciativas inovadoras dos municípios. O público pôde participar de degustações, exposições, workshops e atrações culturais, evidenciando a diversidade e a identidade do povo alagoano.