EDUCAÇÃO

Escola estadual do Sertão é selecionada pelo MEC como referência para ensino noturno

Critérios de seleção incluíram o impacto direto nas ações de permanência dos alunos e o uso eficiente de recursos.

Publicado em 18/05/2026 às 08:21
Escola Padre Antonio Duarte representa Alagoas como referência nacional no ensino noturno, segundo o MEC. Kaique Pacheco / Ascom Seduc

A Escola Estadual Padre Antonio Duarte , localizada em Olho D'Água das Flores, foi escolhida para representar Alagoas em um evento nacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A unidade se destacou entre as 24 escolas elegíveis do estado no programa Ensino Médio Mais, que visa reduzir a evasão escolar e aprimorar o suporte aos estudantes do período noturno.

A escola ganhou destaque pelo protagonismo estudantil e por iniciativas que envolveram momentos de escuta e diálogo com os alunos, encontros de alinhamento com a equipe pedagógica, atividades de integração, visitas técnicas, realização de eventos escolares, mobilização para avaliações externas e oferta de materiais de apoio às práticas pedagógicas.

O reconhecimento destaca a proposta pedagógica desenvolvida ao longo de 2025, elaborada para atender às necessidades específicas dos estudantes do ensino noturno — um perfil que, em sua maioria, concilia trabalho e estudo, estando mais suscetível à evasão por cansaço ou falta de estímulo adaptado à rotina.

O gerente da 6ª Gerência Especial de Educação (GEE), Paulo Henrique Firmino, destacou a importância da conquista: “Essa conquista está sendo muito comemorada por todos nós.

Seleção e critérios

Alagoas registrou adesão expressiva ao programa, com 19 escolas participantes no primeiro ciclo e 5 no segundo. Para definir o representante oficial, uma Comissão de Análise avaliou cinco finalistas: Escola Estadual Padre Antonio Duarte (selecionada), Escola Estadual Lucilo José Ribeiro (São José da Tapera), Escola Estadual Anália Tenório (Olho d'Água Grande), Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira (São Miguel dos Campos) e Escola Estadual Djalma Barros Siqueira (Coruipe).

A escolha de Padre Antonio Duarte levou em consideração o impacto direto das ações para a permanência dos alunos e o uso eficiente dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Próximos passos

Nos dias 8 e 9 de junho, uma comitiva formada por gestor, professor e estudante da escola viajará a Brasília para o evento de reconhecimento. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 14h.

Além da homenagem, a estratégia pedagógica desenvolvida pela escola será publicada em um e-book oficial do MEC, com o objetivo de servir de referência para outras instituições públicas do país que oferecem ensino médio regular no período noturno.