MUNDO

Mais um problema com a vida na Europa, e não é o racismo

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 24/06/2025 às 11:23
© AP Photo / Alvaro Barrientos

Mais de 110 milhões de europeus, ou pouco mais de 20% da população do continente, estão expostos a altos níveis de poluição sonora causada pelo transporte, afirmou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) em seu relatório divulgado nesta terça-feira (24).

"Uma proporção significativa da população europeia está exposta a níveis de ruído do transporte prejudiciais à saúde. As estimativas mais recentes mostram que aproximadamente 112 milhões de pessoas — mais de 20% da população europeia — estão expostos a níveis de ruído de longo prazo de fontes rodoviárias, ferroviárias e aéreas que excedem os limites estabelecidos pela Diretiva Ruído Ambiental [END, na sigla em inglês]", diz o relatório de 2025.

O transporte rodoviário é a principal fonte de altos níveis de ruído, afetando cerca de 92 milhões de pessoas na Europa, enquanto o ruído ferroviário e o ruído aéreo afetam apenas 18 milhões e 2,6 milhões de pessoas, respectivamente, segundo o relatório.

A poluição sonora é frequentemente ignorada, mas tem um impacto significativo na saúde das pessoas, causando mortes prematuras, doenças cardiovasculares, diabetes e problemas de saúde mental, alertou Leena Yla Mononen, diretora-executiva da EEA.

“A exposição prolongada ao ruído do transporte na Europa foi associada a cerca de 66.000 mortes prematuras, 50.000 novos casos de doenças cardiovasculares e 22.000 novos casos de diabetes tipo 2. Além disso, de acordo com novas pesquisas, o ruído também pode contribuir para milhares de casos de depressão e demência”, afirmou a EEA.

De acordo com o relatório, as crianças correm maior risco de desenvolver diversas deficiências, como deficiência auditiva, problemas e até obesidade, devido à poluição sonora.

Atingir o objetivo de poluição zero da União Europeia (UE) e reduzir em 30% o número de pessoas cronicamente perturbadas pelo ruído do transporte até 2030 exigirá medidas adicionais, afirmou a agência.

O Plano de Ação para Poluição Zero da UE foi adotado em 2021. O principal objetivo do plano é reduzir os níveis de poluição a um ponto em que não sejam prejudiciais à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.