CBF pode criar Série E do Brasileiro em 2027, diz presidente do ASA
Rogério Siqueira participa de articulações em Brasília e propõe reformulação nas divisões de acesso do futebol nacional

O presidente do ASA e representante da Série D no Conselho Nacional de Clubes, Rogério Siqueira, revelou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda mudanças profundas na estrutura das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro. Uma das propostas em debate é a criação da Série E, a quinta divisão nacional, que pode entrar no calendário a partir de 2027.
Segundo o dirigente, uma reunião com o presidente da CBF, Samir Xaud, está marcada para o dia 29, às 11h, na sede da entidade. O encontro terá como pauta principal a reformulação da Série D e a possibilidade de uma nova divisão. “Vamos tratar da evolução da série de entrada, que hoje é a Série D, para mudar um pouco a formatação, tentando incluir mais clubes, e também falar sobre a criação da Série E. Essa foi a nossa primeira proposta”, explicou Siqueira.
A ideia apresentada prevê a redução da Série D para 32 clubes, com uma futura adequação para 20 times, nos moldes da Série C. Já a Série E nasceria com 64 clubes, oferecendo espaço a equipes tradicionais que atualmente sofrem com a falta de calendário. “Hoje, com 64 clubes na Série D, todos já entram rebaixados. Casos como o do Paraná mostram que é preciso dar sustentabilidade a esses clubes. Eles fazem um esforço enorme e, se não conquistam o acesso, acabam o ano sem calendário”, afirmou.
Para Siqueira, a criação de uma quinta divisão daria estabilidade a dezenas de times que vivem entre participações esporádicas e a inatividade. Ele acredita que a nova diretoria da CBF está aberta ao diálogo. “Com certeza, teremos novidades para os próximos anos. Para 2026, não dá, pois as regras já estão definidas, mas o calendário de 2027 deve trazer melhorias importantes para a Série D”, disse.
O presidente do ASA também elogiou a postura da atual gestão da CBF, destacando a abertura ao diálogo. “Nossa relação com a nova diretoria tem sido muito respeitosa. Desde o primeiro momento, o presidente Samir e os vices nos receberam com atenção. Fomos convidados a participar da reunião na sede da CBF, e todos os clubes da Série D estarão presentes”, completou.
Outro tema que será levado ao encontro é o uso da arbitragem de vídeo na competição. Os clubes vão solicitar a implantação do VAR em todas as fases de mata-mata da Série D. “Entendemos que é de suma importância. Já recebemos as cotas da primeira fase, e agora vamos pedir uma cota extra e o VAR nos confrontos decisivos”, finalizou.