FUTEBOL

Corinthians arrisca titulares para buscar empate contra o Botafogo pelo Brasileirão

Publicado em 26/07/2025 às 20:35
V Reproduçâo/ instagram

O Corinthians correu atrás de um empate por 1 a 1 contra o Botafogo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, no Rio. O resultado deixa os corintianos com 21 pontos, na oitava posição. Os botafoguenses somam 26 e estão no quinto lugar. Ao final do jogo, houve vaias dos torcedores locais.

O tempo de Davide Ancelotti acumulou os visitantes durante todo o primeiro tempo, abrindo o placar, com Arthur Cabral, e até deixando de matar o jogo em novas chances. A aposta de Dorival Júnior foi alta, convocando os titulares para entrar no segundo tempo. Deu certo quando Memphis Depay finalmente empatou.

Agora o Corinthians volta totalmente para o clássico contra o Palmeiras, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo será na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Na terça, pela mesma competição, o Botafogo recebe o Red Bull Bragantino, às 19h.

Dorival precisou passar, logo cedo, orientações sobre a saída de bola. Os corintianos tiveram dificuldades nos poucos momentos em que detinham a posse. Já o Botafogo era rico em paciência para trocar passes. Montoro serviu como um indivíduo desafogo, com belo controle de bola e aguentando pancadas dos adversários para protegê-la.

Tamanha a calma dos botafoguenses é ilustrada na minutagem da primeira finalização que funcionou o trabalho de Hugo Souza. Somente aos 18 minutos o goleiro precisou intervir na rampa de Correa.

Não era preciso o dom da clareza para saber que mais finalizações viriam. O Corinthians se defendeu com quase todos os jogadores, mas sem conseguir segurar o Botafogo.

Aos 24 minutos, então, o placar foi aberto. Mateo Ponte cruzou pela direita, Nathan Fernandes encostou de cabeça, e Arthur Cabral cabeceou para o fundo das redes.

O Corinthians só conseguiu tentar algo no final da primeira etapa, mas o Botafogo reduziu o ritmo do que pela qualidade do tempo paulista. Tamanha foi a precariedade do Corinthians no primeiro tempo, que Dorival promoveu quatro trocas no intervalo. O destaque foi para o retorno de Yuri Alberto, recuperado de lesão na coluna.

Apesar de o Botafogo ter começado a segunda etapa com pressão, o Corinthians agora consegue responder. Breno Bidon bateu próximo da trave em lance criada por Yuri Alberto e Talles Magno.

Davide Ancelotti respondeu com Santi Rodríguez e Savarino. A partida era outra. A metade inicial do primeiro tempo indicava um resultado gol botafoguense. Agora, parecia possível um empate corintiano.

Yuri Alberto foi quem teve a melhor chance, aos 29 minutos. O camisa 9 recebeu belo passe de Raniele nas costas da defesa, mas tirou demais de John, e a bola foi para fora.

Conforme o tempo passando, a aposta de Dorival em colocar os titulares pareciam mais arriscados, já que o resultado não vinha. Mas deu certo. Breno Bidon cruzou, e a bola sobrou para Memphis Depay. O holandês chutou forte e empatou o jogo.

A partida empatada ganhou ritmo mais acelerado, já nos minutos finais. A torcida botafoguense passou a chiar diante da vitória que escapou. Seria pior com uma virada corintiana. Isso poderia ter acontecido em um contra-ataque de quatro jogadores do Corinthians contra três botafoguenses, mas Carillo errou.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 1 CORINTHIANS

BOTAFOGO – João; Mateo Ponte (Vitinho), Kaio Fernando, Alexandre Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Newton, Nathan Fernandes (Santiago Rodríguez) e Montoro (Jordan Barrera); Savarino e Joaquín Correa (Savarino). Técnico: Davide Ancelotti.

CORINTHIANS – Hugo Souza; Léo Mana (Matheuzinho), João Pedro, Cacá e Angileri; Raniele, Charles (Memphis Depay), Luiz Gustavo Bahia (Breno Bidon) e Carrillo; Talles Magno (Matheus Bidu) e Ángel Romero (Yuri Alberto). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS - Arthur Cabral, aos 24 minutos do primeiro tempo; Memphis Depay, aos 37 do segundo.

ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

CARTÕES AMARELOS - Alexander Barboza, Mateo Ponte e Allan (Botafogo) e João Pedro e Angileri (Corinthians).

PÚBLICO - 31.402 presentes.

RENDA - R$ 1.807.000,00

LOCAL – Estádio Nilton Santos, no Rio.