Descobrem na Itália complexo termal que teria sido parte da vila de Cícero (FOTOS)

Na cidade submersa de Baiae, na costa da Itália, os arqueólogos descobriram um complexo termal romano bem preservado – um laconicum.
Ele se situa a uma profundidade de cerca de três metros dentro da zona B do Parco Archeologico Sommerso di Baia. O piso de mosaico e elementos de um sistema de aquecimento único foram preservados no local: o ar aquecido circulava sob o chão e nas paredes através de canais especiais – uma tecnologia que era considerada muito avançada para a época.
Durante as escavações foram encontradas peças de cerâmica, agora os artefatos estão sendo estudados para esclarecer a data de construção e descobrir a história posterior do complexo, escreve La Brujula Verde.
Os Campos Flégreos, ressurge o ambiente termal submerso: possivelmente os banhos da vila de Cícero.
De acordo com os pesquisadores, essas termas poderiam se referir à vila de Cícero, que, como muitos membros da elite romana, visitava Baiae para usar as fontes curativas de enxofre.
Embora a cidade tenha florescido na era de Roma, suas origens estão relacionadas com a antiga colonização grega da região.
A cidade era famosa por suas vilas luxuosas e termas, foi um local de descanso favorito de imperadores e cidadãos nobres. Na sequência da atividade vulcânica e terremotos nos séculos XVI-XVIII ela ficou submersa. Hoje em dia em seu lugar há um parque arqueológico subaquático.