Maracanã vira modelo em projeto de reforma do estádio do Napoli
Ideia é aumentar capacidade do complexo esportivo italiano

O projeto de remodelação do estádio Diego Armando Maradona, apresentado pela Prefeitura de Nápoles, na Itália, teve o histórico Maracanã, no Rio de Janeiro, como uma de suas inspirações.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Defesa Civil da cidade, Edoardo Cosenza, a ideia já foi mostrada ao Napoli, à Federação Italiana de Futebol (Figc) e à Uefa. Além disso, a reforma visa colocar Nápoles como uma das anfitriãs da Eurocopa de 2032.
"Já estamos trabalhando no projeto, financiado pela Prefeitura. Ainda há trabalho para ser feito, mas vamos realizá-lo de qualquer maneira", disse Cosenza.
A reforma do Diego Armando Maradona, casa do atual campeão italiano Napoli e chamado anteriormente de San Paolo, se espelha no Olímpico de Roma e no Maracanã. Apesar da geometria similar, a arena napolitana tem somente 54,7 mil assentos oficiais, número bem abaixo em comparação com os mais de 70 mil lugares dos estádios capitolino e carioca.
"O problema é certamente o terceiro nível [do estádio]. Com 10 mil assentos a mais, certamente ficaria mais próximo dos outros dois", explicou o político, acrescentando que as reformas incluiriam a construção de um "belo museu".
A reestruturação do Diego Armando Maradona, construído nos anos 1950 e sede da Copa do Mundo de 1990 e da Euro de 2008, é um sonho antigo do Napoli, mas as ideias apresentadas até o momento nunca saíram do papel.