CSA, CSE e ASA representarão Alagoas na Série D de 2026; CBF estuda ampliar torneio para 96 clubes
A temporada 2026 do Campeonato Brasileiro da Série D já tem confirmada a presença de três clubes alagoanos: ASA, CSA e CSE.

O ASA de Arapiraca garantiu vaga ao ficar com o vice-campeonato estadual; o CSE, de Palmeira dos Índios, conquistou sua classificação com o título da Copa Alagoas; já o CSA disputará a quarta divisão após o rebaixamento sofrido neste ano na Série C.
Enquanto os representantes de Alagoas se preparam, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discute mudanças importantes no formato da competição. A principal proposta em estudo é a ampliação para 96 clubes, divididos em 16 grupos de seis equipes cada, com jogos de ida e volta.
De acordo com a proposta, os campeões de cada grupo avançariam diretamente às oitavas de final. Já os segundos e terceiros colocados disputariam um playoff para definir os outros classificados ao mata-mata.
A partir daí, seriam cinco fases até a decisão do título e três fases eliminatórias para definir os quatro clubes promovidos à Série C.
Outra novidade seria a garantia automática de vaga para a Série D do ano seguinte aos 32 clubes que chegarem aos mata-matas, criando maior estabilidade às equipes que avançarem de fase.
Caso a proposta seja oficializada, a Série D passará a ter o maior número de participantes de sua história, aumentando o calendário e a visibilidade dos clubes do futebol brasileiro — incluindo os representantes de Alagoas.