Mais de mil moedas do Império Espanhol emergem após 300 anos no fundo do mar (FOTOS)
Mergulhadores localizaram mais de 1.000 moedas espanholas na costa da Flórida, três séculos após o naufrágio da lendária Frota do Tesouro de 1715. O achado, avaliado em cerca de 1 milhão de dólares, inclui raros escudos de ouro e moedas de prata conhecidas como "pieces of eight".
A frota de 12 navios, carregada de riquezas do México, Peru e Bolívia, partiu de Havana rumo à Espanha em julho de 1715, mas 11 embarcações afundaram após um furacão, em um desastre que deixou cerca de 400 milhões de dólares em tesouros no fundo do mar.
A descoberta foi feita pela equipe do capitão Levin Shavers, a bordo do M/V Just Right, sob licença da empresa 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC.
"A condição dessas moedas sugere que faziam parte de um único baú ou carregamento que se dispersou quando o navio se partiu", afirma a companhia.
Para Sal Guttuso, diretor de operações da empresa, a relevância vai além do valor monetário:
"Cada moeda é um elo tangível com as pessoas que viveram e navegaram durante a era de ouro do Império Espanhol. Encontrar mil delas em uma só recuperação é raro e extraordinário."
As moedas estão em conservação e serão expostas em museus da "Costa do Tesouro". Especialistas acreditam que boa parte do tesouro da frota ainda repousa sob as areias do Atlântico.