Fifa lança Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026
Objeto é equipado com alta tecnologia para auxiliar árbitros

A Fifa lançou oficialmente a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá pela primeira vez em três países: Canadá, México e Estados Unidos.
O objeto foi decorado em vermelho, verde e azul, em alusão às cores das bandeiras das nações-sede do torneio, que se conectam para fazer referência à união histórica das anfitriãs.
Uma "nova estrutura de quatro painéis com geometria fluida reproduz as ondas às quais o nome da bola se refere, que se juntam para formar um triângulo no centro da bola, uma referência à união histórica das três nações", destacou a Fifa.
O vermelho representa o Canadá, junto com a Folha de Bordo; o verde com a águia, o México, enquanto o azul e a estrela simbolizam os EUA.
Já o dourado homenageia o troféu da Copa do Mundo.
Assim como em 2022, a Trionda é dotada de tecnologia "Connected Ball": um chip de última geração que fornece informações detalhadas sobre cada movimento da bola.
Essa inovação envia dados precisos para o sistema de assistência de vídeo da arbitragem em tempo real, aprimorando a tomada de decisões do árbitro, inclusive em relação a casos de impedimento.
"É uma maravilha", celebrou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.