CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Planeta sem órbita sofre 'surto de crescimento', alertam cientistas escoceses

Por Sputinik Brasil Publicado em 03/10/2025 às 20:45
© Foto / Reprodução YouTube / European Southern Observatory

Um grupo de pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, divulgou um estudo no qual alertam para um “surto de crescimento” de um planeta errante a 620 anos-luz da Terra chamado Cha 1107-7626.

O artigo, publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, mostra que o planeta flutuante consome cerca de 6 bilhões de toneladas de gás e poeira por segundo, sendo esta a maior velocidade já registrada por qualquer tipo planeta.

O Cha 1107-7626 é classificado como planeta errante, pois, diferente da Terra, não está preso à órbita de uma estrela, vagando livremente pelo espaço sideral.

A equipe da universidade escocesa fez a observação a partir do Very Large Telescope, localizado no Observatório Europeu do Sul, no deserto do Atacama, no Chile.

Conforme estudos, estima-se que a massa do Cha 1107-7626 seja até dez vezes maior que a Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. O objeto é alimentado por poeira e gás, em um processo chamado de acreção.

De acordo com pesquisadores, o planeta não realiza a acreção de maneira constante. Ou seja, o consumo de 6 bilhões registrado agora é oito vezes maior do que o calculado meses atrás.