Estreante, Brasil avança às semifinais do Mundial de cegas na Índia
Esportes, seleção brasileira, Futebol de cegas, Copa do Mundo, Kochi, semifinais, Argentina

Estreante em competições oficiais, a seleção brasileira feminina de futebol de cegos garantiu a classificação às semifinais da Copa do Mundo em Kochi (Índia), após empatar sem gols com a Polônia nesta quarta-feira (8), último jogo da primeira fase. Invictas no torneio, as brasileiras terão pela frente na semi a Argentina, atual campeã mundial, título conquistado há dois anos, na edição inaugural da Copa na Inglaterra.
O clássico sul-americano decisivo será na próxima sexta (10), às 10h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). No mesmo dia, à meia-noite, ocorrerá a outra semi, entre Inglaterra x Japão.
Notícias relacionadas:
- Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo de futebol de cegas.
- Éder Militão surgiu em abandonar o futebol após pesadelo com lesões.
- João Fonseca confirma participação no Rio Open de 2026.
A seleção, criada há apenas um ano, avançou em segundo lugar do Grupo A, com cinco pontos, atrás da Inglaterra (sete). O país somou uma vitória e dois empates. Começou o Mundial vencendo por 1 a 0 as anfitriãs indianas no domingo (5). Depois, na madrugada de terça (7), o Brasil empatou em 1 a 1 com a Inglaterra.
"Para mim, já é uma vitória. Eu sempre acredito que pensamos estar aqui, mas, no nosso primeiro Mundial... E contando com todas as fases de treinamento, eu e as meninas fizemos as contas, ao todo treinamos juntas por um mês apenas. E já conseguimos nos classificar para a semifinal, cara, para mim, é incrível!", comemorou a ala Sarah Santana , de 22 anos.
A Argentina, próxima adversária da seleção, concluiu a primeira fase na liderança do Grupo B, com nove pontos, após três vitórias consecutivas (5 a 0 no Canadá, 1 a 0 na Turquia e 1 a 0 no Japão). O Japão ficou em segundo lugar com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota).
No naipe masculino, o Brasil domina o futebol de cegos, com cinco títulos mundiais. Na última edição, em 2023, a amarelinha ficou com o bronze, após derrota para o Canadá na semifinal. Quem pediu a taça foi para a Argentina.