Libra rebate Bap, presidente do Flamengo, e chama declaração de “descontrolada e negligente”
Liga respondeu às críticas de Luiz Eduardo Baptista e negou favorecimento ao Palmeiras, reforçando que atua com transparência e igualdade entre os clubes associados
A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (16) rebatendo as declarações do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), que havia afirmado, em entrevista, que a entidade seria “toda verde”, em referência a um suposto domínio da presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Na resposta, a Libra classificou a fala como “afirmação descontrolada e negligente”, acusando Bap de “agir de forma oportunista” e de “falar para a torcida sem medir a irresponsabilidade e o desrespeito” de suas declarações.
“O presidente do Flamengo afirma que a ‘Libra é toda verde’. Uma afirmação descontrolada e negligente, que demonstra um aspecto oportunista de quem quer jogar para o torcedor e não mede a irresponsabilidade e o desrespeito da sua fala”, diz o texto.
Defesa dos profissionais da Liga
A entidade também condenou as críticas de Bap a integrantes da gestão, classificando-as como ataques pessoais. Segundo a nota, questionar a competência de profissionais por causa de seus clubes de preferência é tão grave quanto as ofensas vistas nas arquibancadas.
“Atacar um profissional com trajetória e reputação reconhecidas, além de ampla e rara experiência no futebol, por meio do time que ele torce, é praticar ato tão grave quanto os que condenamos com veemência quando ocorrem nas arquibancadas”, afirma o comunicado.
A Libra destacou ainda que todos os profissionais da entidade têm como objetivo servir ao coletivo de clubes e “elevar o nível técnico, profissional e ético do futebol brasileiro”.
“A Libra é de todos”
Em tom simbólico, a nota refutou a acusação de que a Liga teria predominância de um clube e destacou a diversidade de seus filiados, afirmando que a Libra é “verde e amarela” e “torce pelos clubes do futebol brasileiro”.
“A Libra é preta e branca; azul, branca e vermelha; verde, vermelha, amarela e branca; grená e branca; vermelha e preta; azul, preta e branca... A Libra é Atleticana, Bahêa, Flamenguista, Gremista, Palmeirense, Santista, São Paulina e de todos os clubes que constroem o futebol brasileiro”, declarou a entidade.
Modelo de receitas e divergências
A nota também respondeu às críticas de Bap sobre o modelo de distribuição de receitas e negou que o Flamengo tenha sido prejudicado pelo novo contrato. De acordo com a Libra, o clube aumentou sua receita por jogo em mais de 130% em relação ao cenário anterior e segue participando ativamente das decisões da associação.
“É inverídica a afirmação de que o Flamengo tenha perdido receita com o novo modelo. Pelo contrário: em 2025, a projeção de receita é de R$ 10,6 milhões por jogo”, informou a entidade.
A Libra reiterou que atua com “equilíbrio, transparência e respeito entre todos os associados”, e que continuará buscando o consenso, “sem privilegiar ou prejudicar qualquer clube”.
Com o novo embate público, a relação entre a direção do Flamengo e a Libra volta a se desgastar, em meio às discussões sobre direitos de transmissão e governança da futura liga do futebol brasileiro.