FUTEBOL

Ex-jogadores lideram nova era do Futebol Africano rumo à Copa do Mundo de 2026

Sete das nove seleções africanas classificadas para o Mundial são comandadas por treinadores que fizeram história como atletas de seus países, muitos deles ex-participantes de Copas.

Por Redação com agências Publicado em 16/10/2025 às 09:33

A fase regular das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2026 foi concluída, e nove seleções do continente já garantiram sua vaga: Egito, Senegal, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Tunísia, Argélia, Gana e África do Sul. O que marca essa nova era do futebol africano é o protagonismo dos ex-jogadores: sete das nove equipes classificadas são dirigidas por técnicos que foram atletas de suas respectivas seleções.

Apenas Vladimir Petkovic (Argélia) e Hugo Broos (África do Sul) não seguem este padrão.

Destaques dos Treinadores Classificados

TreinadorSeleçãoHistórico como Atleta
Hossam HassanEgitoMaior artilheiro da história dos Faraós (68 gols em 176 jogos). Assumiu em fevereiro de 2024 e garantiu o retorno do Egito ao Mundial após oito anos.
Pape ThiawSenegalEx-centroavante com 16 jogos pela seleção. Substituiu Aliou Cissé em dezembro de 2024 e manteve os Leões de Teranga no topo, garantindo a terceira Copa consecutiva.
BubistaCabo VerdePedro Leitão Brito fez história ao classificar Cabo Verde para sua primeira Copa do Mundo. Sob seu comando, os Tubarões Azuis superaram o favoritismo de Camarões.
Walid RegraguiMarrocosEx-lateral com 52 partidas pela seleção. O treinador, que levou Marrocos às semifinais na Copa de 2022, garantiu a vaga após uma campanha impecável nas eliminatórias.
Emerse FaéCosta do MarfimEx-meio-campista com 45 jogos pelos Elefantes. Assumiu em janeiro de 2024 e transformou a equipe em uma das defesas mais sólidas da fase, sem sofrer gols na classificação.
Sami TrabelsiTunísiaEx-zagueiro com 70 jogos pela seleção. Retornou ao cargo em fevereiro de 2025 e conduziu a Tunísia à sétima participação em Copas, com uma campanha quase perfeita (nove vitórias em dez jogos).
Otto AddoGanaEx-ponta com 15 partidas pela seleção. Conquistou a vaga para o Mundial, respondendo às críticas por não ter classificado o time para a Copa Africana de Nações. Ele já havia dirigido Gana na Copa de 2022.

Ainda há uma chance para uma décima seleção africana garantir vaga no Mundial, que será definida nos play-offs intercontinentais.