Abel Ferreira e Filipe Luís disputam prêmio de melhor técnico do mundo em 2025
Técnicos de Palmeiras e Flamengo estão entre os indicados pela IFFHS; lista conta ainda com outros nomes de destaque do futebol europeu e sul-americano
Abel Ferreira, do Palmeiras, e Filipe Luís, do Flamengo, ambos finalistas da Copa Libertadores, foram indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo em 2025 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Além dos brasileiros, a lista de concorrentes inclui Tiago Nunes, atual comandante da LDU e semifinalista da competição continental nesta temporada. Entre os nomes internacionais de peso estão Enzo Maresca (Chelsea), Luis Enrique (PSG), Xabi Alonso (Real Madrid) e Hansi Flick (Barcelona).
Em cinco anos de trabalho, Abel Ferreira se consolidou como o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras, somando dez títulos e igualando a marca de Oswaldo Brandão. Entre suas principais conquistas estão o bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), dois títulos do Brasileirão (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020) e três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024). Abel já havia sido indicado ao prêmio em 2022.
Já Filipe Luís, que assumiu o comando do Flamengo em 2024, conquistou a Copa do Brasil (2024), a Supercopa do Brasil (2025) e o Campeonato Carioca (2025) à frente do time rubro-negro.
A votação do prêmio da IFFHS reúne jornalistas e especialistas de 120 países, que avaliam o desempenho dos treinadores entre janeiro e dezembro de 2025. Os vencedores serão anunciados após o dia 10 de dezembro.
Confira a lista completa de indicados:
Antonio Conte (Itália) – Napoli
Diego Simeone (Argentina) – Atlético de Madrid
Enzo Maresca (Itália) – Chelsea
Hansi Flick (Alemanha) – Barcelona
Luis Enrique (Espanha) – PSG
Mikel Arteta (Espanha) – Arsenal
Simone Inzaghi (Itália) – Inter e Al Hilal
Unai Emery (Espanha) – Aston Villa
Vincent Kompany (Bélgica) – Bayern
Xabi Alonso (Espanha) – Bayer Leverkusen e Real Madrid
Abel Ferreira (Portugal) – Palmeiras
Filipe Luís (Brasil) – Flamengo
Gustavo Costas (Argentina) – Racing
Tiago Nunes (Brasil) – Universidad Católica-CHI e LDU de Quito
Vicente Sánchez (Uruguai) – Cruz Azul
Jesper Sørensen (Dinamarca) – Vancouver Whitecaps
Matthias Jaissle (Alemanha) – Al-Ahli
Shigetoshi Hasebe (Japão) – Kawasaki Frontale
Krunoslav Jurcic (Croácia) – Pyramids
Miguel Cardoso (Portugal) – Mamelodi Sundowns