Stefani e Babos ficam com o vice-campeonato de duplas no WTA Finals
Brasileira e húngara são superadas por Mertens e Kudermetova na decisão em Riad, após campanha histórica
Luisa Stefani fez história ao se tornar a primeira tenista brasileira a disputar uma final de WTA Finals em 53 anos de competição. Ao lado da húngara Timea Babos, a brasileira não conseguiu superar a dupla formada pela belga Elise Mertens e pela russa Veronika Kudermetova, atuais quartas colocadas no ranking de duplas, e ficou com o vice-campeonato após derrota por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/1, em 1h37 de partida, neste sábado, em Riad, na Arábia Saudita.
O primeiro set foi equilibrado e repleto de alternâncias. Logo no terceiro game, Stefani não encaixou o saque e a dupla europeia aproveitou para quebrar o serviço. Stefani e Babos, que chegaram ao Finals como sétimas do ranking, tiveram dois break points para igualar o placar no game seguinte, mas Mertens e Kudermetova confirmaram o serviço e abriram 3/1.
Ainda enfrentando dificuldades no saque, Stefani quase teve outro serviço quebrado quando o placar marcava 4/2, mas a parceria salvou o break point, quebrou o serviço das adversárias no oitavo game e virou para 5/4. No 11º game, Luisa teve novamente seu saque quebrado, mas conseguiu devolver a quebra no game seguinte, salvando três set points, e levou a decisão para o tie-break, vencido por Mertens e Kudermetova por 7/4.
No segundo set, Timea Babos passou a cometer mais erros, e o domínio das adversárias cresceu. A dupla europeia precisou de apenas 30 minutos para fechar a partida. A húngara teve seu serviço quebrado no segundo game, permitindo que Mertens e Kudermetova abrissem 4/1. O saque de Luisa também foi quebrado no sexto game, e a dupla formada pela belga e pela russa fechou a parcial em 6/1, garantindo o título do WTA Finals.
Apesar do resultado, a campanha de Stefani e Babos foi destacada, já que o torneio reúne as oito melhores duplas da temporada. No circuito, a dupla conquistou títulos importantes, como os WTAs 500 de Linz (Áustria), Tóquio (Japão) e Estrasburgo (França), além do SP Open, de nível 250.
Antes de Luisa Stefani, o Brasil havia alcançado finais do WTA Finals apenas no masculino. Marcelo Melo foi vice-campeão de duplas em 2014 e 2017, enquanto Gustavo Kuerten conquistou o título de simples em 2000, na edição disputada em Lisboa, Portugal.