Rybakina supera Sabalenka e conquista o WTA Finals; encerra temporada como 5ª do mundo
Cazaque vence número 1 do ranking em decisão inédita na Arábia Saudita e faz história ao ser a primeira asiática campeã do torneio
Elena Rybakina, última tenista a garantir vaga no WTA Finals, surpreendeu ao conquistar o título do torneio que reúne as oito melhores da temporada. Neste sábado, em Riad, na Arábia Saudita, a cazaque venceu a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-0), ampliando sua sequência de vitórias consecutivas para 11.
Com o triunfo, Rybakina alcançou sua sexta vitória em 14 confrontos contra Sabalenka e coroou uma temporada de destaque, na qual faturou três títulos — além do WTA Finals, venceu em Estrasburgo e Ningbo — e somou 58 vitórias em 77 partidas. Iniciando o torneio como sexta do ranking, encerra o ano como a quinta melhor do mundo e faz história ao se tornar a primeira asiática a levantar o troféu do WTA Finals.
A decisão em Riad começou equilibrada, com ambas as tenistas confirmando seus saques até Rybakina conseguir uma quebra decisiva no sexto game, abrindo vantagem para fechar o primeiro set em 6/3.
No segundo set, Sabalenka demonstrou resistência ao salvar quatro break points — dois no terceiro game e outros dois no nono —, mantendo-se viva no duelo. No entanto, a belarussa, especialista em tie-breaks durante a temporada (22 vitórias em 24 disputas), não conseguiu pontuar no desempate decisivo. Rybakina dominou o tie-break por 7-0 e garantiu o título em 1h47 de partida.
Mesmo com o vice-campeonato, Sabalenka encerra 2025 com mais de US$ 15 milhões em premiações, estabelecendo um novo recorde de ganhos em uma única temporada na WTA e superando a marca histórica de Serena Williams, registrada em 2013.