FÓRMULA 1 EM INTERLAGOS

Bortoleto comenta acidente na sprint e destaca segurança: 'Tive sorte de sair inteiro'

Piloto brasileiro escapa ileso de forte batida em Interlagos e elogia equipe após reconstrução do carro; largada será da última posição no GP de São Paulo

Publicado em 08/11/2025 às 17:38
Reprodução / Instagram

Correndo pela primeira vez em Interlagos, Gabriel Bortoleto protagonizou um momento de tensão na última volta da corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado (8). O brasileiro perdeu o controle da sua Sauber no fim da reta principal e se chocou violentamente contra o muro, assustando o público.

Após avaliação no centro médico do autódromo, Bortoleto não recebeu nenhuma lesão e está liberado para disputar a corrida deste domingo. Entretanto, como a equipe Sauber não conseguiu recuperar o carro a tempo do treino classificatório, o piloto partirá da última posição no grid.

“Sim, antes de tudo, preciso parabenizar a equipe porque eles reconstruíram o carro do zero e quase conseguiram fazê-lo funcionar para a qualificação, o que não é fácil. Eles fizeram um trabalho incrível”, destacou Bortoleto.

O piloto relatou que ainda não sabe ao certo o que causou o acidente. “Acho que peguei uma parte molhada na pista, mas há várias teorias. Ouvi comentários de que possivelmente o DRS não desativou, mas preciso analisar a telemetria.

A força do impacto, que chegou a fazer o carro decolar, evidenciou a segurança dos atuais monopostos da Fórmula 1. Bortoleto saiu do carro caminhando normalmente. "Saio do carro e sinto um pouco de dor aqui ou ali, mas é aquele dor normal de fim de semana de corrida. Sempre tenho um incômodo no ombro e preciso tratar. Fui muito sortudo, porque poderia ter sido muito pior e consegui sair inteiro", ressaltou.

Segundo o brasileiro, o carro estava apto a ir para a pista, mas não totalmente configurado para buscar um bom desempenho no Q1. "Se quiséssemos fazer tudo corretamente, precisaríamos de mais 20 ou 30 minutos para acertar o carro idealmente para a classificação. Se eu fosse para a pista, seria apenas para verificar se tudo estava funcionando, já que refizeram tudo", explicou.

Na corrida de domingo, Bortoleto aposta em uma prova imprevisível e acredita que a estratégia pode ser fundamental. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, largará da 10ª posição.

"Tanto faz, acho que amanhã pode ser uma corrida maluca, e aí talvez possamos apostar na estratégia, porque largar o fundo não é fácil. Espero que o carro desempenhe bem, hoje o Nico mostrou que temos potencial", finalizou.