Verstappen e Ocon largam dos boxes e Bortoleto sobe no grid do GP de São Paulo
Após punições por troca de motor, Max Verstappen e Esteban Ocon partem dos boxes em Interlagos, beneficiando o brasileiro Gabriel Bortoleto, que ganha posições no grid.
Max Verstappen, da Red Bull, e Esteban Ocon, da Alpine, terão de largar dos boxes na corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, marcada para as 14h (horário de Brasília) neste domingo, no Autódromo de Interlagos. Ambos os pilotos realizaram substituições em componentes do motor após classificações insatisfatórias, excedendo o limite permitido pela categoria.
De acordo com o regulamento da Fórmula 1, as equipes não podem utilizar mais de quatro motores por temporada. Como Verstappen e Ocon utilizarão o quinto motor no ano, além de realizarem alterações em regime de parque fechado — momento em que modificações não são mais permitidas —, a punição os obriga a partir dos boxes. Nessa condição, o piloto só pode iniciar a prova após o último carro cruzar a linha de largada, o que representa uma desvantagem significativa.
Com a penalidade aplicada aos dois, quem se beneficia é o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber. O piloto não participou do treino classificatório de sábado, pois seu carro não ficou pronto a tempo após o acidente sofrido durante a corrida sprint. Inicialmente, Bortoleto largaria da 20ª posição, mas agora subirá para o 18º lugar no grid, dividindo a fila com o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull.
A pole position do GP de São Paulo ficou com Lando Norris, líder do campeonato de pilotos.