BRASILEIRÃO 2024

Dorival admite baixa inspiração em trio do Corinthians, mas destaca atuação de Dieguinho

Treinador reconhece desempenho aquém de Garro, Yuri Alberto e Depay, mas elogia jovem meia após derrota para o Ceará na Neo Química Arena

Publicado em 09/11/2025 às 20:50
Dorival Junior Reprodução

Quase 40 mil torcedores deixaram a Neo Química Arena desiludidos neste domingo, após a derrota do Corinthians para o Ceará, pela 33ª rodada do Brasileirão. Depois do revés, o técnico Dorival Júnior reconheceu que o time ficou abaixo do esperado e ressaltou a necessidade de evolução para retomar o caminho das vitórias e reconquistar a confiança da torcida.

"Quando você tem um volume desses que nós tivemos, deveríamos ter mais tranquilidade", analisou Dorival, referindo-se à postura do Corinthians na criação de jogadas. "Não estávamos em um dia inspirado. E, quando falta inspiração, é natural que se tente atropelar processos. Foi um dia muito difícil, com uma marcação baixa e concentrada. O Ceará foi feliz na proposta. É difícil pontuar um fator específico, mas, de fato, nossa inspiração esteve muito aquém do que já apresentamos em nosso campo."

O treinador reconheceu que a equipe não soube interpretar o jogo do adversário para buscar o resultado positivo em Itaquera. Apesar disso, Dorival fez questão de ressaltar um ponto positivo: a atuação do meia Dieguinho, eleito craque da partida mesmo com a derrota.

"Um ponto a destacar é a atuação do Dieguinho, que fez a diferença", enfatizou. "Jogador participativo, criativo e que, se tivemos algumas jogadas lúcidas no último terço do campo, foi muito em razão da participação desse garoto."

Trio abaixo do esperado

Questionado sobre o rendimento de Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay, Dorival não se esquivou e admitiu que o trio não correspondeu às expectativas.

"Quando você tem três jogadores desse nível, sempre se espera algo muito positivo. Precisamos reencontrar nosso melhor futebol. Nas últimas partidas, não tivemos uma produção adequada e compatível com nosso potencial", avaliou.

Sobre Dieguinho, o técnico reforçou a confiança no jovem: "O garoto demonstrou qualidades e potencial para evoluir. Fez uma preparação muito bem executada e agora depende dele. Se mantiver esse desempenho, certamente encontrará seu espaço."

Pausa e planejamento

Com a derrota, o Corinthians foi ultrapassado por Atlético-MG, Red Bull Bragantino e o próprio Ceará no Brasileirão. Agora, com a pausa para a Data Fifa, Dorival já planeja o período de "folga" para reorganizar a equipe e buscar a recuperação.

O único cartão amarelo do Corinthians foi para Rodrigo Garro, após um atrito com um adversário do Ceará. Com isso, o argentino desfalcará o time no clássico contra o São Paulo, dia 20, em Itaquera, no retorno da Data Fifa.

"Situação natural de jogo, não há como encarar de outra forma", afirmou Dorival. "Ele deveria ter tido mais paciência, mas é o calor da partida. Não cabe punição ao atleta por isso."

Sobre o próximo compromisso, Dorival manteve a cautela: "Vamos nos preparar para a partida seguinte. Nosso foco era buscar o melhor resultado contra o Ceará, não foi diferente. Agora, começamos a pensar no São Paulo, refazendo a semana e buscando o melhor equilíbrio para apresentar um futebol mais produtivo do que vimos hoje."