STJD mantém punição a Allan e Palmeiras enfrenta Santos com nove desfalques
Meia-atacante cumpre suspensão, e Abel Ferreira soma nove baixas para o clássico na Vila Belmiro neste sábado
O Palmeiras segue acumulando desfalques para a partida atrasada da 13ª rodada do Brasileirão, diante do Santos, marcada para este sábado, na Vila Belmiro. Nesta segunda-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso apresentado pelo clube e decidiu manter a punição de dois jogos ao meia-atacante Allan, elevando para nove o número de ausências do técnico Abel Ferreira no clássico.
Allan foi punido com dois jogos de suspensão após ser expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense e vinha atuando sob efeito suspensivo. Ele já cumpriu uma partida e, com a decisão do STJD, terá de ficar fora do confronto contra o Santos.
Na ocasião, Allan recebeu cartão amarelo por atingir com uma cotovelada o lateral-direito Samuel Xavier, do Fluminense, aos 49 minutos do segundo tempo. Após revisão do VAR, o árbitro Ramon Abatti Abel optou pela expulsão. O episódio foi relatado na súmula, e o jogador foi enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O artigo 250 prevê punição para quem "impedir de qualquer forma, em contrariedade às regras de disputa do jogo, uma oportunidade clara de gol, pontuação ou equivalente" ou "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada".
Com a suspensão de Allan, Abel Ferreira soma nove desfalques para o clássico. O treinador já não contava com os convocados Flaco López (Argentina), Vitor Roque (Brasil), Gustavo Gómez e Sosa (Paraguai), além do suspenso Andréas Pereira. Nesta segunda-feira, o Uruguai confirmou as convocações de Piquerez, Emi Martínez e Facundo Torres, ampliando a lista de ausências.
A partida contra o Santos, agendada para as 21h deste sábado, na Vila Belmiro, estava inicialmente prevista para ocorrer após a participação do Palmeiras no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, em 13 de junho. No entanto, com o avanço do clube paulista até as quartas de final da competição, a CBF adiou o confronto para garantir o descanso dos jogadores alviverdes.