Risco de rebaixamento do Santos para a Série B chega a quase 60% após derrota para o Flamengo
Equipe permanece na zona de rebaixamento e vê probabilidade de queda aumentar, segundo projeção da UFMG
O Santos segue enfrentando uma situação delicada no Campeonato Brasileiro, com o risco de rebaixamento cada vez mais iminente. No último domingo, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda foi derrotada pelo Flamengo por 3 a 2, no estádio do Maracanã. Com o resultado, o Santos permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição, com 33 pontos. O Vitória, primeiro time fora do Z-4, soma 35 pontos, porém com um jogo a mais.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de queda do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro subiu para 59,4%. Antes do revés diante do Flamengo, a chance era de 50,5%.
Além do Santos, Juventude (18º, com 32 pontos), Fortaleza (19º, com 30) e Sport (lanterna, com 17 pontos) também integram a zona de rebaixamento. Assim como o Santos, Fortaleza e Sport têm uma partida a menos em relação a alguns adversários.
Restam seis jogos para o Santos tentar escapar da degola. A equipe enfrenta, pela ordem: Palmeiras (casa), Mirassol (casa), Internacional (fora), Sport (casa), Juventude (fora) e Cruzeiro (casa).
O técnico Juan Pablo Vojvoda fez um apelo à torcida santista para apoiar o time neste momento decisivo. "Quando termina o jogo, eles vão avaliar, ver se fizemos um bom jogo, se não, mas durante o jogo eu quero esse torcedor da Vila que leve a gente para frente. Esse torcedor que eu, quando vinha jogar e era visitante, sentia o torcedor e dizia: 'Na Vila é complicado'. Então eu quero esse torcedor. Depois, o torcedor tem todo o direito de avaliar como respondeu o time. Estamos em um momento que temos que estar juntos, um momento que precisamos do torcedor, os jogadores precisam dos torcedores, e preciso também deles", ressaltou Vojvoda.
Risco de rebaixamento segundo a UFMG:
Sport - 100%
Fortaleza - 92,6%
Juventude - 76,8%
Santos - 59,4%
Vitória - 51,9%
Internacional - 16,9%
Grêmio - 1,7%
Ceará - 0,19%
Corinthians - 0,19%
Red Bull Bragantino - 0,18%
Vasco - 0,15%
Atlético-MG - 0,009%
São Paulo - 0,001%