Oscar recebe alta e deixa hospital após cinco dias internado por alterações cardíacas
Meio-campista do São Paulo passou por observação após sofrer síncope vasovagal durante exames físicos; atleta seguirá em repouso e cogita aposentadoria
O meia Oscar recebeu alta neste domingo (16) e já está em casa, após permanecer cinco dias internado sob observação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O jogador havia sido hospitalizado na última terça-feira (11), após sentir-se mal durante testes físicos realizados pelo São Paulo Futebol Clube.
De acordo com nota oficial divulgada pelo clube, Oscar apresentou uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames no SuperCT. "Extensa investigação realizada no hospital confirmou que o jogador apresentou um episódio de síncope vasovagal. Estável e clinicamente bem durante todo o período internado, o atleta seguirá agora uma programação médica de repouso pelos próximos dias", informou o São Paulo.
A síncope vasovagal, sofrida por Oscar, é a causa mais comum de desmaios e ocorre quando o nervo vago reage de forma exagerada a determinados estímulos, provocando queda súbita da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
O meio-campista de 34 anos desmaiou durante uma bateria de exames que já visavam a preparação para a temporada de 2026. Profissionais da equipe médica do hospital acompanhavam os testes e prestaram os primeiros socorros antes do encaminhamento para a unidade de saúde.
Na última quarta-feira, Oscar utilizou suas redes sociais para tranquilizar os torcedores e demonstrar otimismo quanto à recuperação. "Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser", escreveu o jogador em seu perfil no Instagram.
Após o episódio, Oscar, que tem contrato com o São Paulo até 2027, passou a cogitar a aposentadoria dos gramados. Segundo o diretor de futebol do clube, Carlos Belmonte, o momento é de foco total na saúde do atleta. "Nesse momento, a única coisa que a gente pensa é que o Oscar esteja bem. Depois, vamos ter outras preocupações", afirmou o dirigente após o sorteio do Paulistão 2026.
Em 2025, Oscar disputou 21 partidas pelo São Paulo e marcou dois gols. O jogador não atua desde 19 de julho devido a uma série de lesões, sendo a mais recente na panturrilha esquerda. A expectativa inicial era de retorno no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, mas a condição de saúde adiou os planos.