Bortoleto sente estreia na chuva e lamenta 18º posto no grid em Las Vegas: 'Tudo desandou'
Brasileiro da Sauber enfrenta dificuldades em classificação sob chuva e terá desafio extra para buscar recuperação no GP de Las Vegas.
Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto encarou pela primeira vez uma sessão de classificação com pista molhada, na madrugada deste sábado, durante o GP de Las Vegas. Assim como outros pilotos, o brasileiro sofreu com a falta de aderência de sua Sauber e não conseguiu avançar além do Q1, garantindo apenas a 18ª posição no grid para a corrida deste domingo.
“Esta foi praticamente a minha primeira sessão de classificação totalmente na chuva. Nas outras vezes, como em Spa, a pista já estava secando. Agora a visibilidade estava muito ruim, tudo parecia bastante intenso e eu tive dificuldades com a aderência”, explicou Bortoleto após o treino que definiu o grid de largada — o líder do Mundial, Lando Norris, larga na pole.
“Na verdade, eu estava me sentindo bastante confortável no início da sessão. O ritmo estava bom, mas nas últimas duas ou três voltas, as coisas começaram a desandar”, analisou o brasileiro. “Precisaremos analisar o motivo de tudo ter desandado conforme o Q1 avançava, porque eu simplesmente não consegui extrair o que eu achava que podia nessas voltas finais.”
Partindo das últimas posições, Bortoleto terá de buscar uma prova de recuperação em Las Vegas e prevê um desafio complicado. “Amanhã não será fácil, largando lá do fundo, mas vamos tentar aproveitar ao máximo cada oportunidade. Faz parte, é a consequência de não ter feito uma boa classificação”, reconheceu o novato.
O GP de Las Vegas, 22ª das 24 etapas da temporada de Fórmula 1, está marcado para começar à 1h da manhã (horário de Brasília) deste domingo.