FÓRMULA 1 EM LAS VEGAS

Recordista de poles, Hamilton se frustra com último lugar no grid: 'Não dá para ficar pior'

Heptacampeão larga em 20º no GP de Las Vegas após problemas nos pneus e azar com bandeiras amarelas; britânico admite decepção e tenta reação na corrida.

Publicado em 22/11/2025 às 13:15
Lewis Hamilton Reprodução / Instagram

Maior recordista de pole positions na história da Fórmula 1, com 104 largadas na posição de honra, o heptacampeão Lewis Hamilton experimentou, na madrugada deste sábado, em Las Vegas, o lado oposto de sua trajetória vitoriosa: partir do último lugar no grid.

Visivelmente desapontado, Hamilton deixou sua Ferrari sem grandes expectativas após encerrar o treino de classificação do GP de Las Vegas na 20ª e última posição — um cenário raro em sua carreira. Esta é a primeira vez que o britânico larga do pior posto com tempo registrado; anteriormente, só havia partido do fundo do pelotão sem marcar tempo ou em razão de punições.

Após abandonar o GP de São Paulo e classificar sua temporada de estreia pela Ferrari como um "pesadelo", Hamilton admitiu: "Não dá para piorar mais do que isso. Não tenho palavras para descrever essa situação", declarou após a eliminação ainda no Q1.

"Obviamente, não foi bom o suficiente e eu não consegui aquecer os pneus. Acho que um dos meus freios dianteiros estava vitrificado, então tive muita dificuldade para parar nas curvas", explicou o piloto de 40 anos.

Hamilton também destacou a decepção com o desempenho na classificação. "Depois do terceiro treino livre, senti que tínhamos um bom ritmo no carro, mas as condições de pista molhada não nos favoreceram", comentou, ressaltando ainda o azar por ter sido prejudicado pelas bandeiras amarelas. "Não consegui fazer uma volta decente nas minhas últimas três tentativas."

Além de ser sua pior classificação desde o 20º lugar no GP do Brasil de 2017, quando bateu sua Mercedes durante o Q1, esta também é a primeira vez desde o GP de Abu Dhabi de 2009 que um carro da Ferrari termina como o mais lento em uma sessão classificatória. O resultado negativo veio justamente após um bom desempenho no treino livre, no qual Hamilton foi o quinto mais rápido.

"É muito frustrante, claro, porque senti (no TL3) que o carro estava ótimo. Honestamente, achei que seria um ótimo dia, mas acabou sendo o pior. Então, obviamente, não dá para ficar muito pior do que isso", lamentou o heptacampeão.

Hamilton tentará agora se recuperar no GP de Las Vegas, que será disputado neste domingo, a partir da 1h (horário de Brasília).