Barcelona celebra retorno ao Camp Nou com goleada sobre o Athletic Bilbao e volta de Raphinha
Equipe catalã reencontra sua casa após quase três anos, vence por 4 a 0 e conta com o retorno do brasileiro Raphinha após lesão
O tão aguardado retorno do Barcelona ao reformado Camp Nou não poderia ter sido mais marcante. Mesmo com a capacidade do estádio ainda reduzida, o clube catalão mostrou sua força diante da torcida e goleou o Athletic Bilbao por 4 a 0, neste sábado, pela 13ª rodada de La Liga.
A partida foi especial não apenas pela volta ao estádio, mas também pelo retorno de Raphinha após quase dois meses afastado por lesão. Com o resultado, o Barcelona, comandado por Hansi Flick, chegou aos 31 pontos e igualou o líder Real Madrid, que encara o Elche neste domingo, às 17h (horário de Brasília). O Athletic, por sua vez, permanece com 17 pontos, ocupando posição intermediária na tabela.
Ansioso pelo reencontro com seu torcedor após dois anos e meio longe do Camp Nou — a última partida havia sido a vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca na rodada final da La Liga 2022/23 —, o Barcelona começou pressionando e abriu o placar logo aos 3 minutos, com Lewandowski, aproveitando falhas da defesa adversária e do goleiro Unai Simón.
No duelo que reuniu as jovens promessas da seleção espanhola, Lamine Yamal e Nico Williams, o atacante do Athletic foi vaiado pela torcida catalã a cada toque na bola, após ter sido cotado para reforçar o Barcelona, mas optar por seguir em Bilbao. Os visitantes até ameaçaram a meta de Joan García, mas, nos acréscimos do primeiro tempo, Ferrán Torres ampliou o placar em nova falha de Unai Simón, dificultando qualquer reação basca.
Com vantagem confortável e controle total da partida, o Barcelona ampliou ainda mais no início do segundo tempo: Fermín López tabelou com Eric García e marcou o terceiro gol dos anfitriões. Aos 8 minutos, Sancet foi expulso após falta dura em Fermín, levando o técnico Ernesto Valverde a substituir Nico Williams e praticamente encerrando as chances de equilíbrio na partida.
Diante de 45 mil torcedores — pouco menos da metade da capacidade total do Camp Nou —, o Barcelona diminuiu o ritmo, pensando no confronto contra o Chelsea pela Champions League, na terça-feira. A festa ficou completa aos 35 minutos, quando o brasileiro Raphinha, recuperado de lesão na coxa direita, entrou em campo no lugar de Dani Olmo. Nos minutos finais, Ferrán Torres recebeu passe de Yamal, avançou e marcou o quarto gol, fechando a goleada e garantindo uma noite inesquecível para a torcida azul-grená.