Santos tem desempenho de rebaixado sem Neymar; veja os números
Ausência do camisa 10 agrava crise santista, que luta para escapar do Z-4 e tem aproveitamento de apenas 27,4% sem o craque em campo
O Santos enfrenta uma situação delicada no Campeonato Brasileiro e a ausência de Neymar, novamente fora por dores no joelho, agrava ainda mais o cenário. O camisa 10, mesmo longe do auge, segue sendo peça fundamental para o time, que luta contra o rebaixamento. Sem ele, o aproveitamento da equipe cai para apenas 27,4%, desempenho superior apenas ao do lanterna Sport.
Neymar, que convive com lesões nesta temporada, participou de metade dos jogos do Santos no Brasileirão. Nos 17 jogos em que ficou de fora, o time conquistou somente 14 dos 36 pontos que possui na competição, com três vitórias, cinco empates e nove derrotas.
O cenário melhora quando Neymar está em campo. Em outros 17 jogos, o Santos somou 23 pontos em 51 disputados, com seis vitórias, cinco empates e seis derrotas — um aproveitamento de 45%, equivalente, por exemplo, ao do São Paulo, que ainda disputa vaga na Libertadores.
Santos sem Neymar:
- 17 jogos: 3 vitórias, 5 empates e 9 derrotas — 14 pontos (27,4% de aproveitamento)
Santos com Neymar:
- 17 jogos: 6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas — 23 pontos (45% de aproveitamento)
Dos 23 pontos conquistados com Neymar, 15 foram na Vila Belmiro, palco de quatro vitórias e três empates, além de três derrotas — incluindo a goleada sofrida diante do Vasco, por 6 a 0, no MorumBis. Fora de casa, o Santos somou oito pontos com o atacante e apenas cinco sem ele.
Neymar esteve diretamente envolvido em quatro dos 18 gols marcados pelo Santos nos jogos em que atuou. Foram 14 partidas como titular e três saindo do banco de reservas. Conhecido pelo temperamento forte, o camisa 10 recebeu sete cartões amarelos e um vermelho.
Além de desfalcar o time contra o Internacional, há a possibilidade de Neymar ser preservado também diante do já rebaixado Sport, na sexta-feira, na Vila Belmiro. O Santos voltou ao Z-4 após o Vitória vencer o Sport no Recife e agora precisa triunfar em Porto Alegre para deixar a zona da degola.
Após os confrontos contra Inter e Sport, o Santos ainda encara o Juventude (fora) e o Cruzeiro (em casa) nesta reta final de Brasileirão. Já o Vitória, que tem um jogo a mais — empatou com o Palmeiras em partida adiantada —, enfrenta Mirassol e São Paulo, ambos em Salvador. O Internacional, por sua vez, terá pela frente Vasco e São Paulo fora de casa, além do Bragantino em seus domínios.