Desenterrado na Suíça selo medieval de cantor da catedral de Basileia
Artefato de latão do século XIII, pertencente ao cantor Rudolf Kraft, é encontrado em escavação subaquática no rio Reno
Durante obras de reparação na muralha da margem do rio Reno, em Basileia, Suíça, pesquisadores localizaram um selo medieval pertencente ao cantor da catedral da cidade, uma figura eclesiástica responsável pela direção do coro no final do século XIII.
A descoberta ocorreu em outubro, durante escavações arqueológicas subaquáticas no sopé do Pfalz, o terraço com vista para o Reno situado atrás da Catedral de Münster. O nome 'Pfalz' deriva do latim para 'palácio', em referência ao antigo palácio episcopal que existia ao lado do local. O claustro da catedral pode ser acessado diretamente a partir de um portão no Pfalz, segundo informações do portal The History Blog.
O selo, de formato oval pontiagudo e confeccionado em latão, está em excelente estado de conservação. Ele traz a imagem de um homem em vestes eclesiásticas, de pé em um púlpito e segurando um grande livro.

Ao redor da imagem, nas bordas do selo, há uma inscrição em latim: ECCE (LESIA). BASILIEN(SIS) + S(IGILLVM) RVDOLFI.CANTORI, que significa 'Catedral de Basileia, Selo de Rudolf Cantor'. Registros históricos identificam o proprietário do selo como Rudolf Kraft, cantor da catedral de Basileia entre 1296 e 1305, cuja residência ficava próxima ao Pfalz.