Seleção brasileira de futebol feminino é aprovada por 73% dos brasileiros, revela levantamento da CBF
Desempenho da equipe, impulsionado pela medalha de prata em Paris 2024, desperta orgulho e interesse crescente entre os torcedores, aponta pesquisa realizada em parceria com a Nexus.
Uma pesquisa realizada pela Nexus, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revela que 73% da população brasileira avalia positivamente o desempenho da seleção feminina de futebol.
O resultado é atribuído, principalmente, à conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros sentem orgulho da equipe, enquanto 21% dos entrevistados afirmam acompanhar ao menos um jogo da modalidade a cada 15 dias.
"O futebol feminino é uma modalidade que cresceu bastante nos últimos anos, tem despertado cada vez mais interesse das pessoas, especialmente depois da medalha de prata na Olimpíada do ano passado, mas que também tem sido perene, permanente. Nossa missão é seguir engajando e mantendo a modalidade em alta, para que mais mulheres pratiquem e a qualidade seja elevada e novas conquistas venham", destacou o presidente da CBF, Samir Xaud, em nota.
O estudo também aponta que quase 60% dos entrevistados acreditam que os jogos da seleção são a principal porta de entrada para o acompanhamento do esporte. Transmissões de partidas de clubes femininos no Brasil, Jogos Olímpicos, Pan-Americano e confrontos de clubes internacionais também foram citados pelos torcedores.
Os dados reforçam o crescimento do futebol feminino como potência esportiva nacional. Na última temporada do Brasileirão, clubes como Palmeiras, Corinthians e Ferroviária registraram recordes de público em partidas realizadas nos principais estádios do país. Ainda assim, o segmento enfrenta desafios, como casos recentes de denúncias envolvendo Flamengo e Avaí Kindermann.