Newcastle acusa polícia francesa de agredir torcedores após derrota para o Olympique
Clube inglês apresenta queixa formal à Uefa e cobra investigação sobre uso de força policial contra fãs após partida em Marselha
O Newcastle denunciou nesta quinta-feira que a polícia francesa agiu com violência indiscriminada contra vários de seus torcedores após a derrota por 2 a 1 para o Olympique de Marselha, em partida válida pela Champions League.
Em resposta ao episódio, o clube inglês formalizou uma queixa à Uefa, à polícia francesa e ao Olympique de Marselha, classificando o ocorrido como um “tratamento inaceitável”.
Além da nota de repúdio, o Newcastle solicitou à entidade máxima do futebol europeu e ao clube francês que apurem o caso e responsabilizem os envolvidos. A diretoria informou ainda que está em contato com a polícia britânica para reunir provas do incidente.
“A segurança e o bem-estar dos torcedores devem ser sempre prioridade máxima, e condenamos veementemente o tratamento dispensado aos nossos fãs pela polícia durante este episódio”, afirmou o clube em comunicado oficial.
Após o apito final, os torcedores visitantes foram retidos no estádio por até uma hora e liberados em grupos de 500 pessoas, sob escolta até a estação de metrô.
“Assim que o primeiro grupo foi liberado, a polícia passou a utilizar força desnecessária e desproporcional para impedir o avanço dos demais torcedores”, relatou o Newcastle. “Foram empregados spray de pimenta, cassetetes e escudos, resultando em agressões indiscriminadas a nossos torcedores.”