Irã boicota sorteio dos grupos da Copa de 2026 nos Estados Unidos
Federação Iraniana decide não enviar representantes ao evento após recusa de vistos a parte da delegação; relação entre os países segue tensa
O Irã não terá representantes no sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será realizado em 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos.
Apenas quatro membros da Federação Iraniana de Futebol conseguiram vistos de entrada para o país. Diante da negativa para outros integrantes da delegação, o Irã optou por boicotar o evento.
“Informamos à Fifa de que as decisões tomadas não estão relacionadas com o esporte e que os membros da delegação iraniana não participarão do sorteio do Mundial”, afirmou Amir Mehdi Alavi, porta-voz da Federação do Irã, à televisão local.
De acordo com o jornal iraniano Varzesh 3, os vistos foram concedidos apenas para Amir Ghalenoei (técnico da seleção), Mehdi Kharati (diretor executivo), Omid Jamali (diretor de relações internacionais) e o próprio Amir Mehdi Alavi (porta-voz).
O presidente da Federação Iraniana, Mehdi Taj, foi impedido de entrar nos Estados Unidos. O governo do Irã expressou preocupação com a relação tensa com o país norte-americano e com a recusa frequente de vistos para cidadãos iranianos.
A crise diplomática se agravou em junho deste ano, quando os Estados Unidos realizaram ataques a instalações nucleares iranianas. Recentemente, até mesmo diplomatas do Irã foram impedidos de viajar para os EUA.
No sorteio dos grupos do Mundial, o Irã está no pote 2, enquanto os Estados Unidos são cabeças de chave. O país norte-americano será uma das sedes da Copa, ao lado de México e Canadá.