Raphinha retorna ao time titular e lidera virada do Barcelona sobre o Alavés
Brasileiro brilha com duas assistências e time catalão reassume liderança após vitória sofrida no Camp Nou
No retorno ao time titular após mais de dois meses, Raphinha foi decisivo na vitória do Barcelona por 3 a 1 sobre o Alavés, de virada, neste sábado, no estádio Camp Nou, pela 14ª rodada de La Liga. Eleito o melhor em campo, o brasileiro distribuiu duas assistências — para Lamine Yamal e Dani Olmo — e comandou a reação da equipe, que ainda viu Olmo fechar o placar nos acréscimos.
Com o resultado, construído com mais dificuldade do que se esperava, o Barcelona do técnico Hansi Flick chegou a 34 pontos, retomando a liderança da competição e pressionando o rival Real Madrid, que soma 32 pontos e enfrenta o ameaçado Girona neste domingo, às 17h (horário de Brasília).
A torcida presente ao Camp Nou foi surpreendida pelo início intenso do modesto Alavés, que, mesmo na parte de baixo da tabela, mostrou ousadia ao explorar as fragilidades defensivas do Barcelona. Logo aos dois minutos, Ibáñez abriu o placar para os visitantes após cobrança de escanteio, e Rebbach quase ampliou em finalização cruzada.
O susto inicial serviu de alerta para o Barcelona, que soube aproveitar a superioridade técnica de seu elenco para reagir ainda no primeiro tempo. Em duas jogadas semelhantes, Raphinha avançou pela linha de fundo e cruzou rasteiro. Na primeira, Lamine Yamal aproveitou a sobra após tentativa frustrada de Dani Olmo e empatou. Aos 26 minutos, Olmo se redimiu e virou o jogo.
Titular pela primeira vez desde 25 de setembro — quando iniciou na vitória por 3 a 1 sobre o Oviedo —, Raphinha mostrou estar recuperado da lesão na coxa direita que o afastou por quase dois meses. Ele havia atuado poucos minutos na goleada sobre o Athletic Bilbao e na derrota para o Chelsea.
Mesmo atrás no placar, o Alavés, comandado por Eduardo Coudet, ex-Internacional e Atlético-MG, continuou levando perigo nos contra-ataques. Otto obrigou o goleiro Joan García a fazer grande defesa, enquanto Boyé desperdiçou chance clara nos acréscimos do primeiro tempo.
Raphinha deixou o campo aplaudido aos 14 minutos do segundo tempo, dando lugar a Pedri, também de volta após lesão. Com as mudanças promovidas por Flick, o Barcelona neutralizou as investidas adversárias e, com maior volume de jogo, pressionou até ampliar. Nos acréscimos, já com o Alavés buscando o empate, Dani Olmo recebeu passe de Yamal em contra-ataque e definiu o placar.