Rafaela Silva e Daniel Cargnin garantem bronze no Grand Slam de Abu Dhabi
Brasileiros sobem ao pódio na penúltima etapa da temporada, enfrentando atletas de 52 países
O Brasil conquistou duas medalhas de bronze neste sábado no Grand Slam de Judô de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, penúltima etapa da temporada internacional. Rafaela Silva e Daniel Cargnin subiram ao pódio no segundo dia da competição, que reúne mais de 380 atletas de 52 países.
Única representante feminina do país no torneio, Rafaela Silva brilhou na categoria meio-médio (até 63kg). A judoca derrotou Laura Fazliu, do Kosovo, para garantir o bronze. Apesar de ter sofrido um golpe no final da luta, o cronômetro já havia zerado e a pontuação da adversária foi desconsiderada.
No caminho até a medalha, a campeã olímpica de 33 anos superou a israelense Kerem Primo e a canadense Jessica Klimkait, antes de ser superada nas semifinais pela japonesa Megu Danno. Sem se abater, Rafaela voltou ao tatame e venceu Fazliu, assegurando seu lugar no pódio.
“Muito feliz com o meu desempenho. Não foi um ouro, mas fiz uma boa competição, consegui ganhar de medalhistas olímpicas e mundiais. Essa foi minha última competição no ano, e aprendi muito ao longo da temporada. Vim crescendo bastante. Quero continuar acreditando e curtindo o processo”, celebrou Rafaela.
No masculino, Daniel Cargnin competiu na categoria peso leve (até 73kg) e teve uma trajetória de destaque. Ele venceu o alemão Alexander Bernd Gabler, o cazaque Yesset Kuanov e o anfitrião Makhmadbek Makhmadbekov, sendo superado apenas por Muhiddin Asadulloev. Na disputa do bronze, Cargnin reencontrou o francês Joan-Benjamin Gaba, seu algoz na final do Mundial deste ano, e conquistou a revanche, garantindo a medalha para o Brasil.
No domingo, Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak (até 90kg), além de Leonardo Gonçalves (até 100kg), ainda disputam medalhas no último dia de competição. Na semana seguinte, os judocas brasileiros embarcam para o Japão, onde participam do Grand Slam de Tóquio, encerrando a temporada da Federação Internacional de Judô.