FÓRMULA 1

Bortoleto prevê desafio no GP do Catar após punição: "Largando lá atrás não vai ser fácil"

Piloto brasileiro da Sauber cumpre penalidade por acidente em Las Vegas e parte da 19ª posição, mas mantém otimismo para a corrida

Publicado em 29/11/2025 às 18:15
Gabriel Bortoleto Reprodução / Instagram

O brasileiro Gabriel Bortoleto terá um desafio extra no GP do Catar deste domingo, em Doha. Apesar de conquistar o 14º tempo no treino classificatório, o piloto da Sauber largará apenas da 19ª posição, às 13h (de Brasília), devido à punição de cinco posições no grid pelo acidente no GP de Las Vegas.

"Posso ter um bom desempenho na corrida", afirmou Bortoleto à Band. "Mas tem a punição que preciso pagar de Las Vegas pelo erro que cometi lá. Então, largando lá atrás não vai ser fácil."

Bortoleto avançou ao Q2 nos instantes finais do Q1 e demonstrou confiança na possibilidade de obter uma posição melhor. "Achei que o carro estava ok. Na última volta errei na Curva 2, peguei um pouquinho da zebra e dei uma grande traseirada ali", relatou o piloto, que largou em 13º na corrida sprint e terminou em 11º. "O resto da volta não foi muito ruim", completou.

O brasileiro destacou o equilíbrio nas disputas no circuito de Lusail. "Você vê a diferença de dois décimos e você ia de 15º para 5º", pontuou. No Q2, que definiu os dez melhores para a parte final da classificação, Alexander Albon (Williams) ficou em 15º, com 1min20s629. Isack Hadjar (RB), que largará em sexto, cravou 1min20s350 para avançar ao Q3.

"O carro que temos para o fim de semana é esse", avaliou Bortoleto, cujo melhor resultado em sua temporada de estreia na Fórmula 1 foi o sexto lugar no GP da Hungria, em agosto. O brasileiro ocupa atualmente a 19ª posição no Mundial de Pilotos, com 19 pontos.