Filipe Luís entra em seleto grupo de campeões da Libertadores como jogador e treinador
Técnico do Flamengo conquista a Libertadores como treinador apenas três anos após vencer como jogador e se torna o segundo brasileiro a alcançar esse feito histórico.
Filipe Luís agora integra um seleto grupo de campeões da Copa Libertadores da América tanto como jogador quanto como treinador. Sob seu comando, o Flamengo conquistou o tetracampeonato da competição continental ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, neste sábado, em Lima, no Peru.
O ex-lateral é o nono nome a levantar o troféu da Libertadores nas duas funções. Como atleta, Filipe Luís foi campeão pelo Flamengo em 2019 e 2022. Antes dele, apenas Humberto Maschio, Roberto Ferreiro, Luis Cubilla, Juan Martin Mujica, José Omar Pastoriza, Nery Pumpido, Marcelo Gallardo e Renato Gaúcho haviam alcançado tal marca.
O jovem treinador rubro-negro é apenas o segundo brasileiro a conquistar a taça como jogador e técnico. Renato Gaúcho, pelo Grêmio, também atingiu o feito em 1983 e 2017, respectivamente. Filipe Luís, aos 40 anos, é quem obteve a façanha no menor intervalo de tempo: apenas três anos separaram sua última conquista como jogador da primeira como treinador.
“Foi muito difícil chegar até aqui”, declarou Filipe Luís. “Foram muitos esforços da equipe, individuais e coletivos. Muitos sacrifícios por parte dos jogadores. E conseguimos. Conseguimos nosso grande objetivo. Estou ainda sem assimilar tudo que aconteceu hoje. Foram momentos de muita tensão essa semana. Mas se você me perguntar se eu esperava, é claro que eu esperava”, completou o treinador.