Trecho de muro pré-italiano é descoberto durante escavações em estação ferroviária na Itália
Estrutura defensiva construída pelos messápios no século IV a.C. revela avanços em sistemas de fortificação do povo que habitou a região da Apúlia.
Uma importante descoberta arqueológica foi realizada durante obras de redesenvolvimento da estação ferroviária de Manduria, situada a cerca de 32 km a leste de Taranto, no sudeste da Itália. Pesquisadores encontraram uma extensa seção de um muro defensivo erguido pelos messápios, povo pré-italiano, datado do século IV a.C.
A estrutura consiste em blocos de calcário cuidadosamente talhados, assentados a seco em padrão alternado. O muro foi construído dentro de um fosso que circundava a parede interna das muralhas defensivas mais antigas, pertencentes à era arcaica, conforme detalha o portal The History Blog.

A seção recém-descoberta do muro está ampliando o conhecimento sobre os complexos sistemas de fortificação dos messápios.

Os messápios ocuparam a região da Apúlia entre os séculos IX e III a.C., formando cidades-estados independentes e altamente desenvolvidas. Eles defenderam com determinação sua autonomia diante de sucessivos ataques das colônias gregas estabelecidas no sul da Itália.
Por Sputnik Brasil