ARQUEOLOGIA | DESCOBERTA NA EUROPA

Desenterradas pontas de lança de ferro com ouro de 2.900 anos na Dinamarca

Achado raro revela os mais antigos artefatos de ferro do país e reforça importância religiosa da região de Boeslunde.

Publicado em 06/12/2025 às 09:39
Pontas de lança de ferro com decorações de ouro, datadas de 2.900 anos, achadas em Boeslunde, Dinamarca. © Foto / Uniwersytet Mikołaja Kopernika/Mateusz Popek

Arqueólogos identificaram duas pontas de lança de ferro decoradas com ouro durante escavações próximas ao vilarejo de Boeslunde, na ilha de Zelândia, Dinamarca. Trata-se de uma das descobertas mais notáveis já registradas no contexto da Idade do Bronze dinamarquesa.

A análise revelou que esses objetos são os primeiros artefatos de ferro conhecidos do país, além de lançar luz sobre o motivo pelo qual a área tem apresentado uma concentração incomum de tesouros de ouro nas últimas décadas, segundo o The History Blog.

Não há exemplos comparáveis de lanças ornamentadas com ouro deste período em toda a Europa. Mesmo sem o ouro, os artefatos seriam extraordinários, pois são feitos de ferro. Análises do piche de bétula utilizado como cola no revestimento de uma das pontas de lança datam de aproximadamente 900-830 a.C., tornando-os o ferro mais antigo já encontrado na Dinamarca.

A descoberta foi inesperada. O objetivo inicial da escavação em Boeslunde era investigar a razão de tantos artefatos de ouro serem encontrados ali. Apenas nas últimas décadas, dez anéis de juramento de ouro e 2.200 espirais de ouro foram desenterrados em um único campo. A equipe encontrou uma possível explicação: os vestígios de uma antiga fonte sagrada. Isso sugere que a grande quantidade de joias de ouro encontradas no local seriam oferendas religiosas depositadas ao redor desta fonte.

Por Sputnik Brasil