INVESTIMENTO ESPORTIVO

Ronaldo aposta no tênis após sucesso de João Fonseca: 'Ele já é uma realidade'

Ex-jogador de futebol anuncia projeto para construção de 100 quadras de tênis e 100 de padel até 2026, inspirado pelo destaque de Fonseca.

Publicado em 09/12/2025 às 08:15
João Fonseca

Após vender suas participações no Cruzeiro e no Valladolid, Ronaldo Fenômeno decidiu dedicar tempo e recursos a uma nova paixão: o tênis. Inicialmente motivado por questões de saúde, o esporte ganhou espaço em sua rotina e agora se tornou prioridade para o ex-atacante.

Ronaldo promove anualmente um torneio de tênis em sua mansão no Morumbi e acompanha de perto os principais destaques da modalidade, entre eles João Fonseca, que, segundo o Fenômeno, já deixou de ser apenas uma promessa.

"Ele já é uma realidade", afirmou Ronaldo durante conversa com jornalistas em Miami, onde Fonseca enfrentou Carlos Alcaraz em um amistoso de alto nível, sendo derrotado por 2 sets a 1.

Embaixadores do mesmo banco, o Itaú, Ronaldo e o espanhol número 1 do mundo trocaram bolas antes do amistoso, realizado na quadra montada no LoanDepot Park, estádio do Miami Marlins, nos Estados Unidos.

O brasileiro ainda presenteou Alcaraz com uma camisa autografada da seleção brasileira. "Ele joga legal, foi bom", comentou o líder do ranking da ATP sobre a experiência.

Para Ronaldo, o rápido sucesso de Fonseca, que subiu 121 posições no ranking da ATP em seu primeiro ano completo como profissional e conquistou dois títulos em 2025, pode impulsionar o tênis no Brasil e atrair novos adeptos.

"O tênis está aproveitando muito essa ascensão dele. Todo mundo está surfando essa onda. Está crescendo o tênis no Brasil. Tendo uma figura como o João, só vai crescer mais", avaliou o ex-artilheiro.

Inspirado pela trajetória de Fonseca, campeão do ATP 250 de Buenos Aires e do ATP 500 da Basileia em 2025, Ronaldo revelou que pretende tirar do papel um projeto de investimento em tênis e padel nos próximos meses.

O plano prevê a construção de 100 quadras de tênis e outras 100 de padel, esporte popular na Europa, até o final de 2026. Os clubes serão privados, mas contarão com parcerias em projetos sociais e utilizarão recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.

"Serão alguns clubes premium e mais acessíveis, e uma outra série de clubes para a área social. Vamos identificar os lugares ociosos em várias comunidades de São Paulo e do Rio", detalhou Ronaldo.

A captação de recursos deve começar em janeiro, segundo o ex-jogador, hoje tenista amador. "Vamos usar a Lei de Incentivo ao Esporte para revitalizar alguns lugares. É um projeto grande", afirmou, sem divulgar o valor do investimento. "É um investimento alto", resumiu.