Corinthians supera Cruzeiro em Belo Horizonte e se aproxima da final
Timão vence por 1 a 0 no Mineirão, quebra tabu de 11 anos e leva vantagem para o jogo de volta em São Paulo
O Corinthians quebrou um tabu de 11 anos ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (XX). O gol da vitória foi marcado por Memphis Depay ainda no primeiro tempo.
Com um futebol mais competitivo e propositivo do que vinha apresentando no Brasileirão, o Corinthians ativou o 'Modo Copa' e, mesmo com limitações ofensivas, conseguiu superar o Cruzeiro fora de casa. O grande destaque da equipe paulista foi o controle emocional nos minutos finais, essencial para garantir o resultado positivo.
O confronto de volta está marcado para domingo, na Neo Química Arena, às 18h (de Brasília). Na outra semifinal, Vasco e Fluminense duelam nesta quinta-feira, com o clássico decisivo marcado para domingo, às 20h30.
No início do jogo, o Corinthians pressionou, apostando principalmente em cruzamentos, mas viu o Cruzeiro equilibrar as ações e criar perigo com passes para Arroyo e Kaio Jorge. O goleiro Hugo Souza foi exigido em finalização de Matheus Pereira após pressão alta do time mineiro.
Quando o Cruzeiro adiantou a marcação, o Corinthians encontrou dificuldades para sair jogando e recorreu a lançamentos, muitos deles sem precisão. Ainda assim, em jogada pela direita, Carillo cruzou, Yuri Alberto desviou e Memphis Depay, de pé esquerdo, abriu o placar aos 21 minutos.
O segundo tempo foi de maior intensidade do Cruzeiro, que buscou o empate com finalizações perigosas. Hugo Souza e a defesa corintiana foram decisivos para evitar o gol adversário. Leonardo Jardim apostou em Sinisterra para dar mais agressividade ao ataque cruzeirense.
Na reta final, o Corinthians se fechou, valorizou a posse e apostou em jogadas de catimba para segurar o resultado. As alterações de Dorival Júnior deram novo fôlego ao time, que conseguiu desestabilizar o Cruzeiro e administrar a vantagem.
O Cruzeiro ainda tentou uma pressão nos minutos finais, mas não teve qualidade para criar chances claras de gol. Com o resultado, o sonho do heptacampeonato celeste ficou mais distante, enquanto o Corinthians se aproxima da decisão e do possível tetracampeonato.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
Cruzeiro – Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (Jonathan Jesus) e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Arroyo (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); José Martínez (Charles), Maycon, Breno Bidon e Carillo (Vitinho); Memphis Depay (Rodrigo Garro) e Yuri Alberto (André). Técnico: Dorival Júnior.
Gol – Memphis Depay, aos 21 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Anderson Daronco (RS).
Cartões amarelos – Matheus Pereira, Fabrício Bruno e Lucas Romero (Cruzeiro); Memphis Depay, Gustavo Henrique, Hugo Souza, Maycon e André (Corinthians).
Público – 59.052 presentes.
Renda – R$ 6.376.848,02.
Local – Mineirão, em Belo Horizonte.