JOGOS OLÍMPICOS

Chama olímpica faz uma passagem histórica pelo Grande Canal de Veneza

Por Por COLLEEN BARRY ROME Publicado em 22/01/2026 às 14:28
Portadores da tocha carregam a chama olímpica no Grande Canal de Veneza, Itália, na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026. Sua jornada terminará em Milão, no dia 6 de fevereiro, com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. AP/Luca Bruno

VENEZA, Itália (AP) — A chama olímpica cruzou na quinta-feira a romântica cidade lagunar de Veneza, onde os portadores da tocha deslizaram em barcos pelo Grande Canal e pela Bacia de São Marcos, em frente ao famoso Palácio Ducal, em uma de suas passagens mais belas, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.

A chama chegou ao anoitecer na Piazzale Roma, em Veneza, o principal terminal rodoviário para quem chega à cidade. Atravessou a Ponte delle Guglie, em Cannaregio, a caminho da Ponte Rialto, onde foi embarcada para atravessar o Grande Canal em direção à Ponte da Academia, também de madeira.

Francesco Lamon, ciclista medalhista de ouro olímpico, foi um dos condutores da tocha na quinta-feira.

“É uma emoção indescritível”, disse ele à Associated Press.

Historicamente, Veneza tem servido como um elo crucial entre as civilizações oriental e ocidental, o que se evidencia em sua arquitetura bizantina e em sua história ligada ao comércio de especiarias, sedas e arte. Na era moderna, é a capital da região do Vêneto, que inclui a cidade anfitriã de Cortina, situada nos Dolomitas ao norte. Em dias claros, é possível avistar montanhas nevadas do centro histórico de Veneza.

Após mais uma travessia a pé, a chama embarcará novamente em um barco para atravessar a lagoa até a ilha de San Giorgio, antes de retornar pela bacia de São Marcos até a Praça de São Marcos, onde passará pelo histórico Palácio Ducal e pela Basílica de São Marcos.

Veneza é a 46ª etapa do revezamento da tocha, que dura 63 dias e percorre 12.000 quilômetros (quase 7.500 milhas), com início em Roma e que passará por todas as 110 províncias italianas antes de chegar ao Estádio San Siro, em Milão, para a cerimônia de abertura em 6 de fevereiro.

É a primeira vez em quase 20 anos — desde os Jogos de Turim em 2006 — que a Itália sedia a pira olímpica. Os Jogos de Inverno vão até 22 de fevereiro, quando a cerimônia de encerramento acontecerá na cidade de Verona, na região do Vêneto.