Cruz da roda de bronze encontrada na Alemanha se encaixa em molde descoberto há 43 anos
Artefato raro confirma ligação com molde de fundição medieval e destaca cristianização precoce da região de Brandemburgo
Uma cruz da roda, também conhecida como cruz solar, feita em bronze e datada dos séculos X a XI d.C., foi descoberta em Havelland, no estado de Brandemburgo, Alemanha.
O achado é considerado extraordinário não apenas pela sua antiguidade, que evidencia a cristianização precoce da região, mas principalmente porque corresponde exatamente a um molde de fundição encontrado há 43 anos, conforme detalha o portal The History Blog.
A peça foi localizada por uma conservadora arqueológica voluntária durante uma pesquisa autorizada com detector de metais.

O molde em questão foi descoberto em 1983, durante escavações em um povoado fortificado eslavo em Spandau. Ele estava próximo aos restos de uma antiga igreja de madeira e é considerado um dos artefatos cristãos mais antigos já registrados na região. Até então, nenhuma peça fundida a partir desse molde havia sido encontrada, nem ali nem em outros locais.
Após medições precisas, a equipe de conservadores percebeu que a cruz recém-descoberta poderia corresponder ao molde de Spandau, atualmente exposto no Museu de Pré-História e História Antiga, em Berlim. A comparação confirmou que ambos se encaixam perfeitamente.