Daniel Alves avalia retorno aos gramados aos 42 anos para ajudar clube português
Ex-jogador da Seleção Brasileira pode se inscrever como atleta para evitar rebaixamento do São João de Ver à quarta divisão de Portugal.
Fora dos gramados desde janeiro de 2023, quando atuou pelo Pumas, do México, Daniel Alves planeja um retorno surpreendente ao futebol. O objetivo é ajudar o São João de Ver, clube do qual é coproprietário, a escapar do rebaixamento à quarta divisão portuguesa.
Desde janeiro deste ano, o atleta de 42 anos tornou-se acionista do São João de Ver, equipe da região de Aveiro que disputa a Liga 3 – o terceiro nível do Campeonato Português. Atualmente, o time ocupa a penúltima posição da Zona A, somando apenas duas vitórias em 17 partidas. A equipe encerra sua participação na primeira fase neste domingo, diante do Paredes.
De acordo com o jornal português A Bola, Daniel Alves deve anunciar sua decisão após a rodada. Ele avalia se inscrever como jogador para atuar na próxima fase e tentar evitar a queda do clube para o Campeonato de Portugal, equivalente à quarta divisão nacional. Nas redes sociais, o ex-lateral da Seleção Brasileira, Barcelona, Juventus e São Paulo tem compartilhado imagens se exercitando e demonstrando estar em boa forma física.
A última partida de Daniel Alves foi em 8 de janeiro de 2023, quando deu uma assistência na vitória do Pumas por 2 a 1 sobre o Juárez, pela primeira rodada do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano. Pouco tempo depois, ele foi preso na Espanha sob acusação de agressão sexual.
Após cumprir 14 meses de uma sentença de quatro anos e meio, Daniel Alves foi absolvido em março de 2025 pelo Tribunal de Justiça da Catalunha, que considerou as provas insuficientes e revogou a condenação. O atleta, que sempre negou as acusações, passou a atuar nos bastidores do futebol desde então.
Além disso, Daniel Alves conquistou a licença A da Uefa para trabalhar como treinador, função que pretende exercer quando encerrar definitivamente a carreira como jogador.