Aberto da Austrália aciona política de calor extremo e suspende jogos em quadras externas
Temperaturas acima dos 40°C forçam paralisação e fechamento de coberturas nas principais arenas do torneio em Melbourne.
Os organizadores do Aberto da Austrália acionaram, nesta terça-feira (27), a política de calor extremo após as temperaturas dispararem no Melbourne Park. A medida levou à suspensão das partidas em quadras externas e ao fechamento das coberturas das principais arenas.
A Escala de Estresse por Calor do torneio atingiu o nível máximo de 5,0 no início da tarde, com os termômetros ultrapassando os 40°C às 14h, registrando o dia mais quente desta edição do Grand Slam.
O torneio adota uma política rigorosa para condições extremas, avaliando não apenas a temperatura do ar, mas também fatores como calor, velocidade do vento e umidade para definir a continuidade dos jogos.
O limite foi alcançado logo após a vitória da número um do mundo, Aryna Sabalenka, por 6/3 e 6/0 sobre a jovem norte-americana Iva Jovic. O teto da Rod Laver Arena foi fechado assim que as atletas deixaram a quadra.
"No final da partida, estava muito quente lá fora", relatou Sabalenka aos repórteres. "Ainda bem que fecharam o teto quase na metade do jogo, então tivemos bastante sombra, o que ajudou muito."
"Eu sabia que, ao entrar na partida, eles não nos deixariam jogar sob um calor absurdo. Se a escala chegasse a cinco, eles definitivamente fechariam o teto, então sabia que estavam nos protegendo e cuidando da nossa saúde", completou a tenista.
Notícias relacionadas:
- Sinner sobrevive ao calor e Djokovic brilha no Aberto da Austrália.
- TV Brasil transmite duelo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco ES.
- Presidente da Fifa: importante nos eventos de futebol é unir o mundo.
* É proibida a reprodução deste conteúdo.