Estudo aponta que 90% dos clubes ingleses devem ter prejuízo financeiro em 2025
Levantamento da BDO revela pressão dos salários e alerta para necessidade de investimentos emergenciais nos clubes das principais divisões da Inglaterra.
Um estudo divulgado pela consultoria BDO, intitulado "Desafiando a Gravidade: O Universo do Futebol em Constante Expansão", revela que cerca de 90% dos clubes ingleses devem registrar prejuízo financeiro em 2025. O levantamento abrange equipes das quatro principais divisões do futebol da Inglaterra.
Apesar de a Premier League ser considerada a liga mais rica do mundo, os clubes enfrentam grandes desafios para manter a saúde financeira. Em 2024, o Campeonato Inglês alcançou uma receita recorde de aproximadamente R$ 46,1 bilhões.
O relatório da BDO já inclui as receitas obtidas com transferências de jogadores. Segundo o estudo, os salários — não apenas de atletas, mas de toda a equipe — representam 63% das receitas da Premier League, percentual ainda maior na Segunda Divisão.
“Os clubes estão enfrentando pressões financeiras significativas, em grande parte devido ao peso persistente dos salários sobre a receita e ao aumento da dívida. Em qualquer outro setor, essa combinação de altos custos, prejuízos constantes e alta alavancagem soaria o alarme”, afirma Ian Clayden, responsável pelos esportes profissionais na BDO.
A consultoria aponta que aproximadamente 90% dos clubes ingleses deverão receber investimentos de acionistas a curto prazo para aliviar a situação financeira.
A partir da próxima temporada da Premier League, os gastos dos clubes com os elencos não poderão ultrapassar 85% das receitas. As novas normas de controle econômico foram anunciadas pela liga no segundo semestre do ano passado.