BASQUETE FEMININO

Seleção brasileira aposta em Damiris, Kamilla Cardoso e retornos para buscar vaga no Mundial

Técnica Pokey Chatman mantém base vice-campeã da AmeriCupW e reforça elenco com sete retornos experientes para o Pré-Mundial na China

Publicado em 05/02/2026 às 13:55
Seleção brasileira aposta em Damiris, Kamilla Cardoso e retornos para buscar vaga no Mundial Divulgação Americup)

A técnica Pokey Chatman anunciou nesta quinta-feira as 15 jogadoras convocadas para representar a seleção brasileira no Pré-Mundial da Copa do Mundo de Basquete de 2026, que será realizado em Wuhan, na China, de 11 a 17 de março. O grupo chega fortalecido, apostando na liderança da ala-pivô Damiris Dantas, da pivô Kamilla Cardoso e no retorno de sete atletas experientes.

Chatman optou por manter a base que conquistou o vice-campeonato na AmeriCupW 2025, formada por Damiris, Kamilla, Alana Gonçalo, Bella Nascimento, Cacá Martins, Emanuely de Oliveira e Aline Moura. A única ausência em relação à campanha anterior é Vitória Marcelino, que pediu dispensa por motivos pessoais.

O elenco ganha reforço com as voltas de Debora Costa, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Iza Nicoletti, Sassá Gonçalves, Iza Sangalli e Iza Varejão. A jovem Maisa Marçal é a novidade entre as selecionadas.

O planejamento até o Pré-Mundial inclui quatro etapas de treinamento intensivo no Brasil — três delas já concluídas — e duas semanas de aclimatação na China, com amistosos frente à seleção local, visando a melhor preparação para o desafio.

Antes do embarque para a Ásia, as atletas que atuam no Brasil participam da última fase de treinos, de 21 a 24 de fevereiro. O grupo segue para Changsha entre os dias 25 e 26, onde realiza atividades de adaptação ao fuso horário durante dez dias.

Os amistosos contra a China estão marcados para os dias 4 e 6 de março. Após esses testes, Pokey Chatman definirá as 12 jogadoras que disputarão o Pré-Mundial. O Brasil integra o Grupo A, ao lado de Bélgica, Sudão do Sul, República Checa, Mali e China. As quatro melhores seleções garantem vaga na Copa do Mundo de 2026, que acontecerá em setembro, na Alemanha.

Confira as 15 convocadas:

Armadoras: Alana Gonçalo (BC Neptunas Klaipeda, Lituânia), Debora Costa e Maisa Marçal (SESI Araraquara)

Laterais: Bella Nascimento (Clube União Sportiva, Portugal), Cacá Martins (SESI Araraquara), Emanuely de Oliveira (Benfica, Portugal), Iza Nicoletti (Unimed Campinas), Rapha Monteiro (Club Deportivo La Salle Melilla, Espanha) e Tainá Paixão (Agente Livre)

Ala-pivôs: Damiris Dantas (Botas Spor Adana, Turquia), Iza Sangalli (Sampaio Basquete) e Sassá Gonçalves (Agente Livre)

Pivôs: Aline Moura (SESI Araraquara), Iza Varejão (Partizan Belgrado, Sérvia) e Kamilla Cardoso (Guangdong Vermilion Birds, China)